O emprego de “de repente” como modalizador quase-asseverativo em uma reunião pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.4.n.1.p.68-86Resumo
Buscando ir além das compreensões da expressão “de repente” como oferecidas pela gramática normativa da língua portuguesa (BECHARA, 1999; CASTILHO, 2010; CUNHA & CINTRA, 2001; HOUAISS, 2001), esta pesquisa possui o objetivo de estudar se as manifestações da expressão em questão se configuram como modalizadores quase-asseverativos (CASTILHO, 2010) quando usadas por um coordenador pedagógico (LIGUE, 2016) de um curso de línguas para internacionalização de uma universidade federal brasileira. Foram analisados trechos de uma reunião pedagógica, com foco na construção do discurso internamente persuasivo (BAKHTIN, 1981; BROXADO, 2016), assim como nas propriedades que estabelecem o discurso dos participantes como diálogo-dialógico e que permitem a expansão de conhecimentos (LIBERALI, 2013). Constatamos que em todos os trechos analisados, a expressão “de repente” se configura como um indicador de dúvida, estabelecendo-se como um modalizador quase-asseverativo, contribuindo, dessa forma, para que o discurso do coordenador pedagógico obtivesse um caráter de discurso internamente persuasivo.
Palavras-chave: Discurso internamente persuasivo; Modalizadores; Coordenador pedagógico; Reunião pedagógica.
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