A abordagem de temáticas sociais em sala de aula: a reflexão sobre o racismo no ensino de Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.108-123Mots-clés :
Linguagem, interação, racismo, reflexão, produção textual.Résumé
Este trabalho busca discorrer sobre a abordagem de temáticas sociais em sala de aula, destacando-se a importância do desenvolvimento de atividades de linguagem para promover a reflexão no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, apresentam-se práticas desenvolvidas durante o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018, para uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Na ocasião, baseando-se em uma concepção sociointeracionista de linguagem, foi elaborado um planejamento que contemplou a temática racismo, enfatizando-se a importância de atividades linguageiras, em especial da leitura e da escrita, para a problematização desse tema. Como resultado, percebeu-se que as atividades surtiram o efeito previsto: refletir sobre o cotidiano e, ao mesmo tempo, produzir texto utilizando o conhecimento aprendido em sala de aula. Houve um grande interesse por parte dos alunos, fazendo com que interagissem e se envolvessem por completo, opinando e discutindo cada detalhe da atividade. Nesse sentido, acredita-se que trazer o cotidiano para dentro da sala de aula instiga os alunos a pensarem sobre o mundo e sobre sua participação nele, o que é fundamental, principalmente se tratando de um tema tão polêmico como o racismo.Téléchargements
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Publié-e
01/06/2021
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Artigos
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