ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS DE CUJUBIM, RONDÔNIA. CICLO DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM TEMPO REAL.

Autores

  • Marcelo Lucian Ferronato Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia
  • Daniela Moreira dos Santos Machado Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia
  • Paula Stolerman Ação Ecológica Guaporé
  • Ligiane Pauly Casagrande Ação Ecológica Guaporé

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v3i1.1773

Resumo

Este texto busca a reflexão dos aspectos socioeconômicos e ambientais do município de Cujubim, localizado na porção noroeste do estado de Rondônia, visando demonstrar a influência das atividades humanas empregadas na região sobre os movimentos migratórios e do uso do solo. A pesquisa se deu por meio de levantamento de dados secundários, informações sociais oficiais, e obtenção de dados primários, por meio de entrevistas com 37 moradores das zonas urbana e 27 moradores da área rural, além de instituições públicas e privadas atuantes na região. A pesquisa ocorreu em outubro de 2014. Os questionários foram formulados contendo perguntas fechadas e abertas, visando obter informações subjetivas dos entrevistados que poderiam melhor qualificar as informações que, em geral, ficam escondidas num momento posterior de tabulação e análise de dados quantitativos. A análise concentra-se em três questões básicas amplamente discutidas no decorrer do texto: a) queda da extração de madeiras; b) conversão de florestas em pastagens; c) incremento de mecanização agrícola. A situação relatada é preocupante e segue a mesma linha de outros municípios de Rondônia e do contexto histórico da Amazônia, com a possível transição de atividade econômica entre atividade madeireira que não é feita de forma sustentável, para a agropecuária e a pressão sobre os remanescentes florestais da região.

Biografia do Autor

  • Marcelo Lucian Ferronato, Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia

    Biólogo, presidente da Ação Ecológica Guaporé, discente do curso de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura.

  • Daniela Moreira dos Santos Machado, Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia

    Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais, consultora da Ação Ecológica Guaporé e discente do curso de Pós Graduação Geografia da Universidade Federal de Rondônia.

  • Paula Stolerman, Ação Ecológica Guaporé
    Socióloga, Mestre em Geografia
  • Ligiane Pauly Casagrande, Ação Ecológica Guaporé
    Bióloga

Downloads

Publicado

18/07/2016

Edição

Seção

Artigos