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Artigos

v. 4 n. 1 (2017)

REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS INFANTIS DE PORTO VELHO

  • Telma Ferreira da Silva
  • Gicele de Oliveira
DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v4i1.2631
Enviado
agosto 24, 2017
Publicado
24/08/2017

Resumo

O estudo sobre o espaço do ensino aprendizagem da criança no âmbito escolar busca compreender um espaço evidenciado a partir de sua essência, onde os fenômenos investigados retratam uma realidade educacional na qual as produções e reproduções de gênero são construídas através de práticas pedagógicas presente no ambiente escolar. A fundamentação da pesquisa que embasaram nossos estudos se ancoram em Wallon (l971, l975 e 1995), Frémont (1980), Bollnow (2008), Vygotsky (1998) e Bachelard (2012), além dos recortes de gênero que nos leva a entender suas representações no processo ensino aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os conceitos de gênero são construídos no ambiente escolar a partir dos conteúdos ensinado à criança na formação infantil evidenciada no processo ensino aprendizagem tornando-se essencial que os conceitos de gênero transcendam a sala de aula para produzir transformação na sociedade brasileira.

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