O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7247

Resumo

Esta pesquisa, se configura em um estudo de caso sobre o uso da linguagem cartográfica no ensino de Geografia pós-pandemia, onde muitos dos elementos contidos no livro didático possuem dados que são representados por mapas e que são ignorados ou passam despercebidos pelos alunos. Teve como objetivo geral analisar o processo de alfabetização geográfica pós-pandemia em uma escola pública de Manaus. Especificamente, buscamos perceber o grau de conhecimento dos alunos, quanto aos elementos fundamentais de um mapa, identificar como os conceitos cartográficos são abordados e verificar os meios utilizados em sala de aula para a compreensão da linguagem cartográfica. Com abordagem quali-quantitativa, levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, participaram da pesquisa um professor e alunos do 6° ano do ensino fundamental II, em 2022. Logo, o uso de mapas tem sido feito de forma retraída, sem um esclarecimento de suas propriedades, onde o aluno observa o que se pede e não se atenta as suas características. A pandemia prejudicou o processo de ensino-aprendizagem, pois, muitos alunos voltaram para a escola sem lembrar o que tinham aprendido no ensino remoto. Os meios utilizados em sala de aula se limitam ao livro didático e ao celular, este auxilia o professor e o aluno na busca de mapas no google maps e aplicativos. Muitos alunos não sabem ou não tem noção do que sãos os elementos cartográficos básicos, nem como são utilizados para a leitura e interpretação dos mapas, o que passa a ser de extrema urgência a retomada de conceitos.

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Biografia do Autor

Gersica da Conceição Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Norte (2010), Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2021). Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2022) e cursando especialização no Curso De Pós-Graduação Lato Sensu em Geografias da Amazônia Brasileira pela Universidade Estadual do Amazonas. 

Danielle Mariam Araújo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, possuindo doutorado em Turismo pela UNIVALI, realizado por meio do Doutorado Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Também sou mestra em Ciências do Ambiente e exerço a função de professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com atuação na área de Ensino de Geografia, onde desempenho a coordenação do Programa Residência Pedagógica - Geografia UEA.

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Publicado

30/04/2023