AS CONTRIBUIÇÕES DAS GEOTECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL E DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA NOVA BNCC (2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7322

Resumo

O presente trabalho propõe discutir a inserção e os desafios do desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a utilização de novas ferramentas e metodologias empregadas no ensino de Geografia para superar os desafios e consolidar estes dois princípios educativos referentes ao conhecimento geográfico. Pode-se perceber que os dois grandes princípios estabelecidos possuem grande distanciamento com as práticas pedagógicas almejadas no documento, e que isto se deve pelo não tratamento adequado do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, considerado por muitos autores como um documento que esvazia o debate epistemológico, limitando assim, sua articulação com os objetivos e desenvolvimento de práticas mais efetivas. Em meio aos desafios, as geotecnologias aparecem como grandes potencializadoras no desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, uma vez que possuem fortes articulações com o ato de observar e compreender as transformações da paisagem, por exemplo. A BNCC possui referência reduzida para as geotecnologias, comprovando o caráter limitante do ponto de vista instrucional – o que acaba, portanto, distanciando os saberes teórico e prático. Dessa forma, vale ressaltar sobre a necessidade de se discutir os documentos norteadores da educação brasileira, não sucumbindo à transferência de responsabilidades do Estado aos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Teixeira Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEOG) na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui Mestrado em Engenharia de Recursos da Amazônia - UFAM (2015). Especialização em GEOGRAFIAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA- Universidade Estadual do Amazonas - UEA ( em andamento). Graduado em licenciatura plena em geografia pela Universidade Estadual do Maranhão -UEMA (2009).

Eduardo Henrique Freitas Braga, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em andamento em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo bolsista CAPES durante o período de realização. Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e membro do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional (NPUR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (NEPECAB). Atualmente doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Fani Alessandri Carlos. Também é professor da rede privada de ensino, lecionando no Colégio Salesiano Dom Bosco - Unidade Centro, em Manaus - Amazonas e atuando também na Plataforma de Ensino Digital Super Ensino. 

Downloads

Publicado

30/04/2023