SOLOS DA AMAZÔNIA NA ESCOLA: ABORDAGEM PRELIMINAR

Autores/as

  • Rejane Pereira Cardoso Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Mafra Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7347

Resumen

O solo é um componente importante na regulação e equilíbrio ambiental desenvolvendo diversos serviços ambientais, devido as suas múltiplas funções e ao mesmo tempo a inúmeros impactos negativos que o solo vem sofrendo de forma acelerada, a temática solo deve ser cada vez mais abordada na escola. Pois, o solo influencia e é influenciado pelos outros elementos do ambiente como rochas, climas, relevo, hidrografia, vegetação e o homem.  Portanto, dado a importância do solo para a sociedade em geral e a necessidade da abordagem desse tema na sala de aula, essa pesquisa visa analisar os livros didáticos de Geografia do 6º ano no tocante à temática solos da Amazônia e propor alternativas didático-pedagógicas para auxiliar na abordagem desse conteúdo nas aulas do Ensino Fundamental II, no âmbito da disciplina de Geografia. Quanto a abordagem metodológica, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, de caráter descritiva. No que concerne aos procedimentos da pesquisa, essa constitui-se uma pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso. Os resultados apontam que é preciso apresentar o solo de maneira multidisciplinar, de modo que leve os alunos a compreenderem todos os serviços ambientais que ele desempenha e que o torna vital para a biosfera e a sociedade. Com relação a abordagem relativa aos solos da Amazônia, ela é subestimada nos livros analisados, sendo necessário que o professor faça essa relação entre o conteúdo generalista do livro e a realidade amazônica, utilizando técnicas e recursos didáticos-pedagógicos que despertem a atenção e o interesse do aluno pelo assunto abordado.

Biografía del autor/a

  • Rejane Pereira Cardoso, Universidade do Estado do Amazonas

    Discente da Especialização em Geografias da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas

  • Marcela Mafra, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2019), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), atuando na área de ensino-aprendizagem. 

Publicado

30/04/2023