SOLOS DA AMAZÔNIA NA ESCOLA: ABORDAGEM PRELIMINAR

Autores

  • Rejane Pereira Cardoso Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7347

Resumo

O solo é um componente importante na regulação e equilíbrio ambiental desenvolvendo diversos serviços ambientais, devido as suas múltiplas funções e ao mesmo tempo a inúmeros impactos negativos que o solo vem sofrendo de forma acelerada, a temática solo deve ser cada vez mais abordada na escola. Pois, o solo influencia e é influenciado pelos outros elementos do ambiente como rochas, climas, relevo, hidrografia, vegetação e o homem.  Portanto, dado a importância do solo para a sociedade em geral e a necessidade da abordagem desse tema na sala de aula, essa pesquisa visa analisar os livros didáticos de Geografia do 6º ano no tocante à temática solos da Amazônia e propor alternativas didático-pedagógicas para auxiliar na abordagem desse conteúdo nas aulas do Ensino Fundamental II, no âmbito da disciplina de Geografia. Quanto a abordagem metodológica, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, de caráter descritiva. No que concerne aos procedimentos da pesquisa, essa constitui-se uma pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso. Os resultados apontam que é preciso apresentar o solo de maneira multidisciplinar, de modo que leve os alunos a compreenderem todos os serviços ambientais que ele desempenha e que o torna vital para a biosfera e a sociedade. Com relação a abordagem relativa aos solos da Amazônia, ela é subestimada nos livros analisados, sendo necessário que o professor faça essa relação entre o conteúdo generalista do livro e a realidade amazônica, utilizando técnicas e recursos didáticos-pedagógicos que despertem a atenção e o interesse do aluno pelo assunto abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Pereira Cardoso, Universidade do Estado do Amazonas

Discente da Especialização em Geografias da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas

Marcela Vieira Pereira Mafra, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2019), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), atuando na área de ensino-aprendizagem. 

Downloads

Publicado

30/04/2023