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Artigos

v. 9 n. 2 (2022): EDIÇÃO ESPECIAL - ÁGUA, RIOS, RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO: REFLEXÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MICROBACIAS URBANAS

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7398
Enviado
maio 22, 2023
Publicado
01/09/2022

Resumo

A degradação de microbacias urbanas e a necessidade de envolvimento das escolas e da comunidade em ações de recuperação e proteção, motivaram o desenvolvido de um projeto de educação ambiental na microbacia do córrego Jacaré, localizada na área urbana de Várzea Grande, região metropolitana da capital de Mato Grosso, Cuiabá. Essa microbacia tem a área de drenagem densamente urbanizada e com condições sanitárias e ambientais precárias. Este projeto tem como principais objetivos aumentar a percepção das escolas e comunidade quanto ao meio onde vivem e, a partir daí, buscar soluções conjuntas para melhorar ou minimizar a degradação ambiental do local. Está alicerçado em três eixos temáticos: 1- Formação de Professores: refere-se à realização de curso de formação em Educação Ambiental aos professores das escolas públicas da microbacia; 2- Educação Ambiental nas escolas: desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nas escolas; 3 - Ações comunitárias: mobilização contínua de moradores da área de influência da Lagoa do Jacaré (região de nascentes). Essa proposta metodológica, em desenvolvimento desde 2015, demonstra que um dos caminhos para melhorar ou transformar um ambiente degradado urbano é a EA com participação social, tanto nas escolas como na comunidade.

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