GEOGRAFICIDADES DO JURUÁ: A PERCEPÇÃO DO LUGAR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO ALEGRE, EM IPIUNA-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v12i1.8153

Palavras-chave:

Ribeirinhos, Lugar, Geograficidade, Fenomenologia, Percepção

Resumo

O texto se propõe a analisar o conceito fenomenológico de lugar de maneira correlacionada às narrativas dos moradores da comunidade ribeirinha Porto Alegre. Uma comunidade que pertence ao município de Ipixuna-AM, e que se localizada à margem direita do rio Juruá, bem em frente à cidade. Deste modo, a pesquisa parti de uma revisão bibliográfica, embasada na fenomenologia de Merleau-Ponty e em autores da vertente da Geografia Cultural fenomenológica, tais como: Eric Dardel, Edward Relph, Yi-Fu Tuan, Anne Butimen, Paul Claval, Werther Holzer, Amélia Regina Batista Nogueira e entre outros. Assim como, se utilizou a abordagem qualitativa e enfoque descritivo/exploratório. Quanto aos procedimentos, foram aplicados entrevistas e formulários com perguntas abertas semiestruturadas com quatro das famílias mais antigas da comunidade. Nessa perspectiva, o trabalho tem como foco analisar e compreender a percepção e a geograficidade dos ribeirinhos a respeito do seu Lugar (mundo vivido), seu modo de vida, noções vinculadas à perspectiva da geografia humanista-cultural, buscando entender, por meio da percepção do lugar dos moradores, o que é ser ribeirinho. Sendo resultado de pesquisas realizadas durante o período de 2023 a 2024, a partir de interesses relacionando as leituras sobre os autores. A percepção do lugar dos ribeirinhos está imbuída nas vivências mediatizadas pela dinâmica de vida na margem do Juruá, pelo ir e vir das canoas, na subida ao barranco, na pesca, no plantio, entre outras coisas inerentes ao modo de ser ribeirinho.

Biografia do Autor

  • Suane do Nascimento Saraiva, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGG, da Universidade Federal de Rondônia (Unir); Graduada no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGÊNERO).

  • José Augusto Lopes de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

    Possui graduação em Gestão Pública (2017) e em Geografia (2023), ambas pela Universidade do Estado do Amazonas. Pós Graduação Lato Sensu em Metodologias e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia pela Faculdade Unica de Ipatinga (2023). Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED) da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA - UEMASUL. Suas áreas de interesse em estudo são: ensino de geografia; geografia agrária e campesinato na Amazônia; geografia crítica e humanista.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1993. 354p.

BUTTIMER, ANNE. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In.: CHRISTOFOLETTI, Antonio. Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1985.

BUTTIMER, Anne. Lar, horizontes de alcance e o sentido de lugar. Geograficidade, Universidade Federal Fluminense, v. 5. N. 1, págs. 04-19, 2015.

CARDOSO, Ricardo de Jesus. A geograficidade dos habitantes do rio Cuieiras: percepções de um mundo vivido. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. 453p.

CLAVAL, Paul. “A Volta do Cultural” na Geografia. In: Mercator – Revista de Geografia da UFC, ano 01, n. 01, págs. 19-29, 2002.

CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2011. 406p.

COSTA, Josué da Silva. Nos Banzeiros do Rio: Sustentabilidade e Desenvolvimento em Comunidades Ribeirinhas da Amazônia. Rondônia: Ed. Unir, 2002. 216p.

DARDEL, Eric, L'homme et la terre: nature de la réalité géographique. Editions du CTHS, Paris, 1990.

DARDEL, Éric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: ed. Perspectiva, 2011.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto. Homens Anfíbios: uma etnografia de um campesinato das águas. São Paulo: Annablume, 2000.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto. WITKOSKI. Antonio Carlos. PEREIRA. Henrique dos Santos (Org.). Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. – Manaus: EDUA, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

HOLZER, Werther. Uma Discussão Fenomenológica Sobre os Conceitos De Paisagem e Lugar, Território e Meio Ambiente. Revista TERRITÓRIO, ano li, nº 3, jul./dez. 1997. p. 77 a 85.

HOLZER, Werther. A GEOGRAFIA HUMANISTA: uma revisão. Espaço E Cultura, UERJ, RJ, Edição Comemorativa. 2008. p. 137-147.

HOLZER, Werther. O Conceito de Lugar na Geografia Cultural-Humanista: uma contribuição para a Geografia contemporânea. GEOgraplria -Ano V - No 10 – 2003. p. 113 – 123.

LIMA, A.M.L.; KOZEL, S. Lugar e mapa mental: uma análise possível. Geografia, v. 18, n. 1, Universidade Estadual de Londrina, págs. 207-231, 2009. Disponível em:< www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia>. Acesso em: 17 de abril de 2023.

MARANDOLA JR; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (orgs). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. 307p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Martins Fontes. São Paulo, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na Pesquisa. – São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Percepção e Representação Gráfica; a “geograficidade” nos mapas mentais dos comandantes de embarcações no Amazonas. Tese de doutorado. USP, São Paulo, 2001.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Percepção e representação gráfica: a Geograficidade nos mapas mentais dos comandantes de embarcações no Amazonas. Manaus: Edua, 2014

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa mental: recurso didático para o estudo do lugar In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Uma interpretação fenomenológica na geografia. In: Silva, Aldo A. Dantas. Galeano, Alex (orgs.). Geografia, ciência do complexus. Porto Alegre: Sulina, 2004.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Lugar e Cultura: a produção da vida no Careiro da Várzea –Am. Revista ACTA Geográfica, ANO I, n°2, jul./dez. de 2007. p.85-95.

PINTO, Ileia Maria de Jesus. A (re) significação do lugar: comunidades ribeirinhas na cidade Manaus – AM. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

RELPH, Edward. As bases fenomenológicas da Geografia. In: GEOGRAFIA, 4(7): Rio Claro-SP. Abril, 1979.

SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. – São Paulo. Hucitec. 1988.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SPÒSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. – São Paulo: Unesp, 2004.

TRINDADE JUNIOR, Saint-Clair Cordeiro. Cidades na Floresta: os “grandes objetos” como expressões do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, n. 51, p. 113 – 137, mar./set. 2010.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar, a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. DIFEL. São Paulo/Rio de Janeiro, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo de percepção, atitude e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. DIFEL. São Paulo/Rio de Janeiro, 1980.

Downloads

Publicado

02/09/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GEOGRAFICIDADES DO JURUÁ: A PERCEPÇÃO DO LUGAR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO ALEGRE, EM IPIUNA-AM. (2025). Revista Presença Geográfica, 12(1), 121-141. https://doi.org/10.36026/rpgeo.v12i1.8153

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 46

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.