Notícias

Dossiê: Estudos sobre as populações negras da Amazônia Oriental

2021-08-27

Chamada pública para artigos no Dossiê: Estudos sobre as populações negras da Amazônia Oriental na revista Afros & Amazônicos.

A Amazônia oriental é uma sub-região geográfica que corresponde a 57,03% do território da Amazônia Legal e é composta pelos estados do Amapá, Pará, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. Nesse pedaço da Amazônia estão cidades históricas como São Luís e Belém que foram grandes portas de entrada de populações africanas escravizadas na Amazônia, e, a partir das quais, grande número de africanos e afrodescendentes se espalharam pelos interiores do vale amazônico constituindo o contingente populacional e sociocultural da região. 

Considerando esse cenário, convidamos as pesquisadoras e os pesquisadores interessados para submeterem artigos que sintetizem resultados de pesquisas de caráter sincrônico ou diacrônico acerca das populações negras da Amazônia Oriental. A intenção é compor um dossiê que apresente um mosaico de temas, problemas, personagens, eventos, contextos sociais, situações socioeconômicas, produções culturais e muitos outros aspectos da vida das populações negras dessa parte da Amazônia. Os textos devem ser submetidos até o dia 31 de março de 2022 e devem estar em conformidade com as diretrizes para autores.