Educação Escolar Indígena Karitiana: Uma Agência de Fortalecimento ou Mais uma Forma de Subordinação de um Povo Indígena

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Alécio Valois Pereira Araújo

Resumo

Este trabalho tem como finalidade refletir sobre o processo de escolarização do povo indígena Karitiana, cuja terra demarcada localiza-se no município de Porto velho, Estado de Rondônia, Região Norte do Brasil. A questão centra-se em buscar pensar se uma agência estatal, como é o caso da escola pública, contribui no desenvolvimento de cidadãos capazes de exercer plenamente sua cidadania multicultural, partindo-se do pressuposto que a partir da Constituição do Brasil de 1988 e nas legislações correlatas, os povos anteriores a formação do país, tiveram reconhecidas suas especificidades e diferenças culturais e linguísticas.

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Como Citar
Araújo, A. V. P. (2020). Educação Escolar Indígena Karitiana: Uma Agência de Fortalecimento ou Mais uma Forma de Subordinação de um Povo Indígena. Afros & Amazônicos, 1(1), 82–90. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5682
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alécio Valois Pereira Araújo, Faculdade Católica de Rondônia

Possui graduação em Filosofa pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2010), graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2002). Mestrado em Historia e Derechos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (2010), Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do ensino básico na rede pública Municipal de Porto Velho e Estadual no Estado de Rondônia. Professor do Curso de Filosofa da Faculdade Católica de Rondônia.

Referências

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