MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Poliana Montessi Batista Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Ao adentrar a sala de aula, o professor se depara com  inúmeras dúvidas e inseguranças, principalmente àquele  iniciante, os desafios parecem maiores quando nesse cenário estão presentes estudantes com dificuldades de aprendizagem. Não raro, diante desses casos observa-se a medicalização da educação. Considerando esse contexto, buscou-se pensar uma alternativa frente às dificuldades que envolvem o  ensino e aprendizagem, a partir da mediação pedagógica. Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a concepção de mediação pedagógica de professores da rede pública de educação que atuam em dois municípios do Estado de Rondônia. Para tanto, recorremos à abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos estudos de Ferreira, Vectore e Dechichi(2012) sobre Feuerstein e a sua Experiência de Aprendizagem Mediada(EAM), além dos seus critérios para a EAM, somado as ideias de mediação e aprendizagem de Vygotsky. Foi realizada ainda, pesquisa de campo com a participação de  sete professores, sendo seis de Nova Mamoré e um de Ariquemes. Os resultados apontam que a mediação pedagógica é crucial para uma eficaz e eficiente aprendizagem e desenvolvimento do educando, e que ainda se faz necessário muitos estudos e formações sobre o tema, uma vez que a concepção apresentada pelos docentes, se mostram muito restritas, não abordando todas  as possibilidades dentro dessa metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/08/2023