Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço entre-linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 

TÍTULO  

 

 

Ana Maria[1]

José Maria[2]

Maria José[3]

Serafim Silva

 

 

 

Resumo

O texto deverá apresentar, inicialmente, os resumos entre 150 a 250 palavras, para isso, consultar a NBR 6028, de novembro de 2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá apresentar o tema, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas até cinco palavras-chave. [4]Os artigos podem ser escritos em Português, Espanhol e Inglês. Os escritos em Português deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês. Os artigos escritos em Inglês ou Espanhol deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português.

Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5

 

Abstract ( Inglês) ou Resumen ( Espanhol)

abstract  ou resumen, consiste em uma versão de Resumo em língua vernácula (obrigatório) para idioma de divulgação internacional e deve ser seguido das palavras-chave, conforme o idioma escolhido:  (keywords) ou ( palabras-clave).

Introdução

 

Os textos dos artigos deverão ter de 10 a 20 páginas e uma extensão entre 4500 a 7000 palavras, não contados o resumo e as referências. Os textos submetidos à publicação podem ser escritos nas seguintes línguas: português, espanhol e inglês. Deve-se configurar e formato Microsoft Word, o tamanho do papel como A4 e o corpo do texto em coluna simples, com 3.0 cm de margem superior, 2.0 cm de margem inferior, 3.0 cm de margem esquerda e 2.0 cm de margem direita. A fonte deve ser Arial, com adentramento de 1.25 cm para os inícios de parágrafos. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser de 1.5 e não deve haver espaçamento adicional entre os parágrafos.

Os textos de resenha deverão ter cerca de 1500 a 2000 palavras. Devem ser submetidas em formato Microsoft Word e conter de 4 a 8 páginas. Deve-se configurar e formato Microsoft Word, o tamanho do papel como A4 e o corpo do texto em coluna simples, com 3.0 cm de margem superior, 2.0 cm de margem inferior, 3.0 cm de margem esquerda e 2.0 cm de margem direita. A fonte deve ser Arial, com adentramento de 1.25 cm para os inícios de parágrafos. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser de 1.5 e não deve haver espaçamento adicional entre os parágrafos.

Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação.

 

 

Referencial teórico

 

As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos: No final da citação: “Citação” (PINTO, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Pinto (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Pinto (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”. – citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123). – citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas. – devem ser usados os seguintes recursos: [...] para indicar supressões; [ ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários; itálico para dar ênfase; (informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé.

Exemplo de nota de rodapé: 1 Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano. grifo do autor ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (PINTO, ano, p. 123, grifo do autor).

 

Metodologia

A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

Notas - As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

Siglas - As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

 

 

Resultados e Discussão

 

Caso haja figura, essas deverão vir anexadas junto ao a estrutura pré-definida, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do Microsoft Word, com dimensões adequadas

 

Conclusões

Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

Agradecimentos

 

Essa é uma seção opcional. Deve ser utilizada para agradecer instituições, pessoas ou agências de fomento que efetivamente colaboraram para a realização da pesquisa ou experiência.

 

Referências

 

Deve-se utilizar espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado. As referências bibliográficas deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de 14 de novembro de 2018. Incluir somente obras mencionadas no texto.

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

– Autor pessoal ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano.

– Até 3 autores VELANGA , Carmen Tereza; PINTO, Auxiliadora dos Santos; SANTOS, Zuíla Guimarães Cova dos. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

– Mais de 3 autores PINTO, Auxiliadora dos Santos. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano. – Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es) VELANGA , Carmen Tereza; PINTO, Auxiliadora dos Santos; SANTOS, Zuíla Guimarães Cova dos. (Orgs.). Título: subtítulo. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

– Autor entidade BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano.

– Autoria desconhecida PRIMEIRA palavra do título. Local: Editora, ano.

– Partes/capítulo de obra PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título da parte. In: PINTO, Auxiliadora dos Santos (Org.). Título da publicação: subtítulo. Local: Editora, ano. p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM. PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2000.

- VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2000.

– Eventos (trabalhos apresentados) PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento).

- Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

– Eventos (trabalhos apresentados) on-line: PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento).

- Anais eletrônicos... Local: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2018.

– Artigos e/ou matéria de revista PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título do artigo. Título da revista, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

– Artigos on-line PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2018.

- As demais normas de referências omissas aqui podem ser consultadas na NBR 6028 DE 14 de novembro de 2018.

 



[1] O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas.

[2] Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato.

[3] No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, bem como do Orcid.

[4] O número de autores recomendado por artigo é de, no máximo, quatro.

Artigos

Política padrão de seção

ESPECIAL

Sessão específica para autores convidados

Dossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens

O lugar e o papel que a infância desempenha na sociedade e na cultura escolar são temáticas presentes em debates atuais, tanto no campo social mais amplo quanto no educacional. Dar vozes às crianças e ter uma atenção ao que elas transmitem, através dos olhares, gestos e falas são basilares para a construção de espaços educacionais acolhedores e que propiciem o pleno desenvolvimento infantil.

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 12) a criança é “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade [...], produzindo cultura”.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), ratifica essa concepção de infância e propõe uma organização curricular a partir de direitos de aprendizagem e campos de experiências, reconhecendo e valorizando a importância das interações sociais, do brincar, do fantasiar e do experienciar para o desenvolvimento infantil.

Para a implementação de tais propostas é necessário criar condições para que os bebês e as crianças pequenas possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-los.

O Dossiê Temático da Revista Culturas & Fronteiras, objeto desta Chamada, pretende propiciar um debate crítico acerca do lugar da infância no contexto educacional, nesse sentido, serão bem-vindos artigos acadêmicos que analisem e reflitam sobre os desafios da infância na cultura escolar, incluindo creche e pré-escola, no que concerne ao currículo, aos espaços e às linguagens peculiares do universo infantil.

Serão selecionados entre 12 a 20 artigos, garantindo-se a diversidade institucional, regional e temática. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.