Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço entre-linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seçãoESPECIAL
Sessão específica para autores convidadosDossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens
O lugar e o papel que a infância desempenha na sociedade e na cultura escolar são temáticas presentes em debates atuais, tanto no campo social mais amplo quanto no educacional. Dar vozes às crianças e ter uma atenção ao que elas transmitem, através dos olhares, gestos e falas são basilares para a construção de espaços educacionais acolhedores e que propiciem o pleno desenvolvimento infantil.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 12) a criança é “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade [...], produzindo cultura”.
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), ratifica essa concepção de infância e propõe uma organização curricular a partir de direitos de aprendizagem e campos de experiências, reconhecendo e valorizando a importância das interações sociais, do brincar, do fantasiar e do experienciar para o desenvolvimento infantil.
Para a implementação de tais propostas é necessário criar condições para que os bebês e as crianças pequenas possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-los.
O Dossiê Temático da Revista Culturas & Fronteiras, objeto desta Chamada, pretende propiciar um debate crítico acerca do lugar da infância no contexto educacional, nesse sentido, serão bem-vindos artigos acadêmicos que analisem e reflitam sobre os desafios da infância na cultura escolar, incluindo creche e pré-escola, no que concerne ao currículo, aos espaços e às linguagens peculiares do universo infantil.
Serão selecionados entre 12 a 20 artigos, garantindo-se a diversidade institucional, regional e temática. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores.