TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REMOTA COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Rosa Martins Costa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Angélica Dias Fereira
  • Joiciany Moraes de Lima
  • Marilei Rodrigues

Resumo

Sabe-se que a visão é um dos principais sentidos do ser humano e muito necessária para o seu desenvolvimento. Entretanto, nem todas as pessoas possuem esse importante meio de conhecer o mundo, ou o tem com menor potência. A pandemia evidenciou de forma explícita o desconhecimento de professores quanto às tecnologias e sua importância para o ensino, sobretudo de alunos cegos ou com baixa visão. Nesse contexto, esta pesquisa teve como preocupação, as especificidades da pessoa com deficiência visual, seja ela cega ou com baixa visão no âmbito das aprendizagens construídas na educação remota, momento em que professores, estudantes e gestores escolares buscaram formas alternativas para ensinar e aprender. Esse estudo consistiu, portanto, em uma pesquisa bibliográfica sobre as tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual e investigou o problema: quais ferramentas digitais podem contribuir para o atendimento das necessidades educacionais de estudantes com deficiência visual no contexto da educação remota? A pesquisa teve como objetivo identificar tecnologias assistivas gratuitas mais adequadas para atender às especificidades educacionais do deficiente visual. Os resultados indicam que as tecnologias Balabolka, Leitor de PDF Adobe Reader, Google Meet, e também os leitores de tela (NVDA e Talkback) são muito eficazes, por serem tecnologias assistivas (gratuitamente disponibilizadas), consideradas adequadas e efetivas para ajudar estudantes com deficiência visual e aprimorar os conhecimentos do docente, ou de qualquer outro profissional envolvido com o processo educacional de pessoas com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Rosa Martins Costa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR- 2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Escolar (UNIR-2001 e 2002), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 1999). Tem experiência na área de Educação e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia de educação, escola e cultura, epistemologia, história de vida acadêmica, geografia cultural e fenomenológica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). É membro da equipe do Observatório do IFRO. Desenvolve suas atividades profissionais na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Angélica Dias Fereira

Licenciada  em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.

Joiciany Moraes de Lima

Licenciada  em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim

Marilei Rodrigues

Mestre em Matemática, ex- coordenadora do NAPNE- Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim.

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Publicado

01/08/2023