A DICOTOMIA COGNITIVA EM REDAÇÕES DO EF II/EM/ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Neidja Virginia Felix de Santana
  • Rita Maciel
  • Valdir Vegini Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5930

Resumo

RESUMO

O artigo tem como intenção analisar uma amostra representativa de cinco redações produzidas em uma Escola Pública à luz da teoria de Jerome Bruner, que trata especificamente da dicotomia formal do funcionamento do pensamento humano, como cotejamento parcial e objetivo geral para o Ensino Fundamental II do Ensino Público e com a cartilha do ENEM.  Paralelamente a esse objetivo maior, o artigo pretende mostrar qual dos dois tipos de pensamento predomina na amostra das cinco produções textuais e especular acerca da possibilidade de estender essa predominância tipológico-cognitiva como macro tendência para o conjunto geral das redações. Para alcançar esses objetivos, empregamos a pesquisa bibliográfica, os objetivos gerais para as redações do Ensino Fundamental II e a cartilha do ENEM, a pesquisa etonolinguística, como suporte para o estudo das relações entre língua, cultura e sociedade e a pesquisa documental para sustentar a escolha do objeto de estudo. Os principais resultados alcançados são: o conjunto das quatro primeiras redações contém as características predominantes do funcionamento cognitivo narrativo e, em conformidade com o objetivo geral para as redações previstas para o nível do Ensino Fundamental II, as características da narração do tipo ficcional, a produção textual do aluno do 2º ano do Ensino Médio está assentada nas características do funcionamento cognitivo predominantemente paradigmático ou científico e, com base na cartilha do ENEM, trata-se de um texto dissertativo argumentativo. É possível conjecturar que esses alunos produzem narrações ficcionais e redações dissertativas com base no “funcionamento cognitivo”, ‘narrativo’ e ‘paradigmático ou científico’, respectivamente, cada um fornecendo diferentes modos de ordenamento da experiência, de construção da realidade. 

 

Palavras-chave: Pensamento narrativo, Pensamento paradigmático, Redações escolares.

 

 

ABSTRACT

The article intends to analyze a representative sample of five essays produced in a Public School in the light of Jerome Bruner's theory, which deals specifically with the formal dichotomy of the functioning of human thought, as a partial comparison and general objective for Elementary School II. Public and with the ENEM primer. Parallel to this larger objective, the article intends to show which of the two types of thinking predominates in the sample of the five textual productions and speculate about the possibility of extending this typological-cognitive predominance as a macro tendency for the general set of essays. To achieve these goals, we employ bibliographic research, the general objectives for the essays of Elementary School II and the ENEM booklet, the ethnolinguistic research, as a support for the study of the relations between language, culture and society and documentary research to support the choice of study object. The main results achieved are: the set of the first four essays contains the predominant characteristics of the narrative cognitive functioning and, in accordance with the general objective for the predicted essays for the Elementary School level II, the characteristics of the fictional narration, the production The textual text of the 2nd year high school student is based on the characteristics of the predominantly paradigmatic or scientific cognitive functioning and, based on the ENEM primer, it is an argumentative dissertative text. It is possible to conjecture that these students produce fictional narratives and essay essays based on 'cognitive functioning', 'narrative' and 'paradigmatic or scientific', respectively, each providing different modes of ordering experience, constructing reality.

 

Keywords: Narrative thinking, Paradigmatic thinking, School essays.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Vegini, Universidade Federal de Rondônia

Professor da Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

08/12/2020

Como Citar

Santana, N. V. F. de, Maciel, R., & Vegini, V. (2020). A DICOTOMIA COGNITIVA EM REDAÇÕES DO EF II/EM/ESCOLA PÚBLICA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 13(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5930

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)