O patriarcalismo como ferramenta de opressão e a escrita feminina no conto “O manequim”, de Adalgisa Nery

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6977

Palavras-chave:

Adalgisa Nery, Literatura brasileira moderna, Escrita feminina, Patriarcalismo, Vozes esquecidas

Resumo

O movimento modernista foi responsável por importantes transformações artísticas, intelectuais e no pensamento vigente no século XX, tendo ressonância nas mais diversas áreas do conhecimento e da vida humana. Se muitas transformações aconteciam nesse momento, a posição feminina na sociedade também estava se moldando, embora o patriarcado tivesse forte domínio sob grande parte do funcionamento social, econômico e familiar. Nesse contexto, a literatura encontrava-se, como em outros tantos momentos, como uma poderosa ferramenta de reflexão e questionamento sobre o homem, a vida e suas configurações. O objetivo da discussão promovida por este artigo é analisar as marcas do patriarcalismo no conto “O manequim”, de Adalgisa Nery, observando como essa estrutura funciona como um mecanismo de controle frente à figura feminina. Assim, a proposta dialoga com a necessidade de apresentar a obra da escritora, trazendo também um pouco de sua perspectiva sobre a vida e a sociedade, já que são muito evidentes as marcas do pensamento e da vida pessoal de Adalgisa em sua escrita. A metodologia utilizada para a construção do trabalho tem abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, é bibliográfica. Consiste numa análise teórico-crítica sobre o texto em questão da escritora. No contexto do conto, o patriarcalismo é uma ferramenta de controle social que coloca as mulheres em situação de vulnerabilidade, de marginalidade, de apagamento, privilegiando, portanto, o homem, que está no comando, no centro da organização familiar e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Letras (Estudos Literários), pela UFMS e Mestre em Letras (Teoria Literária), pela UEMA. Professor Substituto do curso de Letras Português, na UEMA.

Macksa Raquel Gomes Soares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em licenciatura plena em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2009); Mestre em Letras, área de concentração: Teoria Literária, Linha de pesquisa: Literatura e subjetividade pela Universidade Estadual do Maranhão (2020). Especialista em ensino da Língua Portuguesa e Língua Espanhola - (IESF) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Referências

BARTHES, Roland. O grau Zero da escrita: seguindo novos ensaios críticos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BEAUVOIR, S. The Second Sex. ed. Deirdre Bair. New York, 1989.

BRANCO, Lúcia Castello. O que é escrita feminina. São Paulo: Brasiliense, 1991.

COUTO, Mia. A Confissão da Leoa. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DUARTE, Constância Lima. Mulher e Escritura: produção letrada e emancipação feminina no Brasil. Revista Ponto de Interrogação, V. 1, n. 1, jan./jun., 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication Acesso em 25jul. 2022.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. Tradução livre para Plataforma Gueto. Janeiro, 2014.

LACERDA, Lilian de. Álbum de Leitura: memórias de vida, histórias de leitores. São Paulo: UNESP, 2003.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

MELLO, Ramon Nunes de. Lembre-se da mulher triste - o caso de Adalgisa Nery. Dissertação (Mestrado em Letras vernáculas - Literatura Brasileira) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

NERY, Adalgisa. 22 menos 1. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

NERY, Adalgisa. Neblina. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2019.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SPIVACK, Gayatri Chakravorty. Pode um subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 133p.

Downloads

Publicado

21/04/2023

Como Citar

dos Santos, M. A. F., & Gomes Soares, M. R. (2023). O patriarcalismo como ferramenta de opressão e a escrita feminina no conto “O manequim”, de Adalgisa Nery. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 62–77. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6977