A violência do preconceito racial em práticas (pouco) educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7071

Resumo

Este artigo traz uma análise e reflexão sobre a maneira pela qual o preconceito racial vem sendo tratado, ainda hoje, pela escola e pela família. Neste sentido, abordamos como essas instituições influenciam de forma significativa na formação negativa da identidade racial do sujeito. Em seguida, tratamos da violência do preconceito racial na escola e da importância de um currículo escolar crítico que inclua em suas propostas de ensino as questões étnico-raciais, visando a implementação de uma educação antirracista. Na sequência, ressaltamos a necessidade de refletir sobre o currículo oculto nas escolas e, por fim, apontamos algumas possibilidades que podem ser realizadas para enfrentar esse mal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora efetiva de Língua Portuguesa na Educação Básica, Ensino Fundamental: Anos Finais no Colégio Municipal João Primo da Silva da cidade de Mulungu do Morro-BA. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA - UEFS. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia -UFBA, especialista em Psicopedagogica Clínica/Institucional pela Faculdade Católica de Anápolis-GO e especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador-BA. Graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahi - UNEB. E-mail: cidaarturnoa@gmail.com

Eusana Maria Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Letras - Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Especializada em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2002) e Especializada em Psicanálise Clínica pela Faculdade de Sergipe (2010). Atualmente é professora efetiva da rede Estadual de Educação da Bahia, atuando nos níveis Fundamental e Médio e aluna do curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutorado em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Departamento de Educação). Coordenou O Estágio Supervisionado dos Cursos de Letras do Centro Universitário Jorge Amado no período de 2011 a 2018. É Membro dos Grupos de Pesquisa : Literaturas e Cinemas: confluências e problematizações (UFRPE-UAST); Grupo de Pesquisa "Tal formação, tal ensino ? Uma (re)leitura das políticas de sentido do ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula" e do Grupo de Pesquisa em Poéticas Orais onde participa da pesquisa do grupo de "Cacimba de Histórias: Vidas e Saberes dos Contadores de Histórias Tradicionais de cidades do Interior da Bahia". Coordenou o núcleo de Língua Portuguesa e Artes do Programa Residência Pedagógica. Coordena o Projeto de Extensão "Literatura e ensino: alternativas metodológicas na formação dos licenciandos em letras-UEFS" (resolução CONSEPE 077/2019).Atua como docente do Programa de Pós-graduação - ProfLetras (UEFS-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários ?PROGEL (UEFS). Assessor ad hoc do PNLD-Literário 2019/2020. Tem larga experiência na área de Letras, - ensino básico e superior - com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. Coleção Femininos Plurais – coordenação de Djamila Ribeiro. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

ANTUNES, Arnaldo. Música inclassificáveis, gravada no disco “O silêncio”, 1996. Disponível em: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91636/.Acesso em 19 de agosto de 2022.

BARBOSA, Rogério Andrade. Madiba, o menino africano. Ilustração Renato Alarcão. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Publicação: Diário Oficial da União - Seção 1 - 6/1/1989, Página 369 (Publicação Original). Coleção de Leis do Brasil - 1989, Página 10 Vol. 1 (Publicação Original).

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei N. 12.228, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. ISBN 978-85-736-5801-9.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.Acesso em: 8 dez. 2021.

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 8, p. 1, 10 jan. 2003a.

BRASIL. Lei 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 jan. 1989.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias. Porto Alegre, n.8, ano 4, p.432-443, jul./dez. 2002.

CARNEIRO, Sueli. Negros de Pele clara. CERRT, 2016. Disponível em https://www.geledes.org.br/negros-de-pele-clara-por-sueli-carneiro/. Acesso em 29 de julho de 2022.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Discriminação racial e pluralismos nas escolas públicas da cidade de São Paulo. In: ROMÃO, Jeruse (Org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Discursos e práticas racistas na educação infantil: a produção da submissão e do fracasso escolar.3. Ed. – São Paulo: Contexto, 2003.

CUNHA JR. Henrique. “A indecisão dos pais face à percepção da discriminação racial na escola pela criança”. In: Cadernos de Pesquisa São Paulo, (63), nov. 1987.

Desigualdade racial na educação brasileira: um Guia completo para entender e combater essa realidade. Disponível em https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/desigualdade-racial-na-educacao. Acesso em 05 de agosto de 2022.

DEVULSKY, Alessandra. Colorismo. Coleção Femininos Plurais – coordenação de Djamila Ribeiro. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020.

MUNANGA, Kabengele. Negritude usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.

MUNIZ, Tailane. Racismo nas escolas. Jornal da Metrópole, Salvador, 18 de novembro de2021 páginas 8 e 9. tailane.muniz@radiometropole.com.br Disponível em : https://api.metro1.com.br/arquivos/jornal/356/ARQUIVO_JORNAL.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2022

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra. Psicologia & Sociedade; 19 (1): 90-98; jan/abr. 2007.

PASSOS, Maria Clara Araújo dos, & PINHEIRO, Bárbara Carine Soares (2021). Do epistemicídio à insurgência: o currículo decolonial da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa (2018-2020). Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(1), 118–135. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43442

SILVA, Vívian Stefanne Soares. O PROTAGONISMO DE LÍDERES NEGROS NOS LIVROS INFANTIS APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI 10.639/03:RESSIGNIFICANDO VISÕES SIMPLISTAS? Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade., Salvador, v. 30, n. 62, p. 30-45, abr./jun. 2021.

SILVA, Ana Célia da. Desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação; Secad, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, Ana Lúcia Silva; CROSO, Camila (Coord.). Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implantação da lei 10.639/03. Petrópolis: Ação Educativa, 2007.

Downloads

Publicado

21/04/2023

Como Citar

Alves de Oliveira, M. A., Pereira de Almeida, E. M., & Pinheiro de Vasconcelos, F. F. (2023). A violência do preconceito racial em práticas (pouco) educativas. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 203–218. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7071