A literatura na educação básica:

desafios e possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7125

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, ensino de literatura, clássicos literários

Resumo

A questão da literatura e seu ensino, embora uma velha crise, carece de novas alternativas. Para este fim, pautados na Pedagogia Histórico-Crítica, cujos fundamentos epistemológicos estão no esteio do materialismo histórico-dialético, o objetivo deste trabalho é discutir e analisar alguns problemas prementes no que se refere ao trabalho com a literatura na escola, apresentando alguns desafios e possibilidades de ensino do texto literário. Destacaremos ao longo do texto como tem sido a abordagem do texto literário nas escolas para então, defendermos a urgente necessidade de uma educação literária comprometida com a formação humana por meio dos clássicos literários. Ancoram nossas reflexões, principalmente, as pesquisas de Candido (1972; 1995; 2004), Costa (2017), Marsiglia e Fonte (2016), Dalvi (2012, 2013, 2017, 2018 e 2019), e Saviani (2008).

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Publicado

21/04/2023

Como Citar

de Souza, D., & Moronari, J. G. da S. (2023). A literatura na educação básica: : desafios e possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 247–258. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7125