A literatura na educação básica:
desafios e possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7125Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, ensino de literatura, clássicos literáriosResumo
A questão da literatura e seu ensino, embora uma velha crise, carece de novas alternativas. Para este fim, pautados na Pedagogia Histórico-Crítica, cujos fundamentos epistemológicos estão no esteio do materialismo histórico-dialético, o objetivo deste trabalho é discutir e analisar alguns problemas prementes no que se refere ao trabalho com a literatura na escola, apresentando alguns desafios e possibilidades de ensino do texto literário. Destacaremos ao longo do texto como tem sido a abordagem do texto literário nas escolas para então, defendermos a urgente necessidade de uma educação literária comprometida com a formação humana por meio dos clássicos literários. Ancoram nossas reflexões, principalmente, as pesquisas de Candido (1972; 1995; 2004), Costa (2017), Marsiglia e Fonte (2016), Dalvi (2012, 2013, 2017, 2018 e 2019), e Saviani (2008).
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