Estágio supervisionado e letramento literário:

vivências com a literatura na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.2.7650

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Letramento Literário, Ensino, Literatura

Resumo

A busca por caminhos eficientes para o trabalho com a literatura no estágio supervisionado é uma constante nos projetos voltados para as práticas de leitura literária em sala de aula. Resultante da atuação docente nesse componente curricular, este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiências com a literatura por meio de projetos direcionados para o letramento literário durante as práticas de regência no ensino fundamental e médio. Valendo-se da pesquisa documental, o corpus da análise constitui-se das informações obtidas nos Relatórios de Estágio elaborados após a realização de cada etapa da regência supervisionada. As sequências metodológicas desenvolvidas na perspectiva do letramento literário possibilitam que a literatura ocupe espaço privilegiado nas práticas de leitura em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Nabil. Teses sobre o conceito de crítica. ALEA. Rio de Janeiro. Vol. 22/3/set-dez. 2020.

ANDRUETTO. Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas cidades, 2004.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COSSON, Rildo. A formação do professor de literatura: uma reflexão interessada. In: PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PAULINO, Graça. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da FACED, nº 5, 2001.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.

VIEIRA, Alice. O prazer do texto: perspectivas para o ensino de literatura. São Paulo: EPU, 1989.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Downloads

Publicado

08/10/2023

Como Citar

Molina, M. de F. (2023). Estágio supervisionado e letramento literário: : vivências com a literatura na sala de aula. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(2), 66–81. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.2.7650