Uma dimensão estética da palavra criadora de mundos no cenário da literatura infantil/juvenil na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.2.7057

Palavras-chave:

literatura infantil/juvenil, Composição, Narrativa, Imaginação.

Resumo

A obra literária infantil/juvenil brasileira na contemporaneidade é marcada por uma intensa e diversificada criação artística sintonizada com os diferentes sistemas culturais que se traduzem nas vias da imaginação materializada na palavra e na imagem. Partindo dessa percepção, objetivo deste texto consiste em analisar na composição da narrativa infantil/juvenil de Daniel Leite os elementos que constituem a ideia-base da atual literatura infantil/juvenil, em consonância com as características apontadas por Nelly Novaes Coelho (2000). O traço inovador da palavra criadora de mundos é uma marca dessa produção, de forma que diálogos e texturas inovam a dimensão estética dos recursos composicionais das narrativas, por meio dos elementos linguísticos, temáticos e plásticos que compõem a feitura das obras. Aliam-se à produção de sentidos dos textos, as imagens geradas pela fusão de linguagens verbal e visual, marcas de uma produção literária atenta aos desafios e dinâmicas temáticas que se apresentam aos olhos do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. Franca, São Paulo: Ribeirão gráfica e Editora, 2007.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

GREGORIN FILHO. Literatura infantil/juvenil: formação de leitores em tempos de conectividade. In: MICHELLI, Regina; GROGORIN FILHO, José Nicolau; LIMA, Elen Pereira; GARCIA, Flávio (ORGS). A literatura Infantil/Juvenil entre textos e leitores: reflexões críticas e práticas leitoras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2020.

LEITE, Daniel da Rocha. Burburinho. Belém, PA, Twee Comunicação, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MENEGAZZI, Douglas; DEBUS, Eliane. O design do livro de literatura para a infância: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. In: DEBUS, Eliane; SPENGLER, Maria Laura; GONÇALVES, Fernanda (Org.). Livro objeto e suas arti (e)manhas de construção. Curitiba, PR: Editora Mercadolivre, 2020.

PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. A linguagem da literatura infantojuvenil brasileira. In: MICHELI, Regina; LIMA, Elen Pereira; GARCIA, Flávio (Org.). A literatura infantil/juvenil entre textos e leitores: reflexões críticas e práticas leitoras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2020.

PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Curitiba: CRV, 2017.

TODOROV, Tvzvetan. As categorias da narrativa literária. In: BARTHES, Roland. [et.al]. Análise estrutural da narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

13/10/2022

Como Citar

Molina, M. de F. (2022). Uma dimensão estética da palavra criadora de mundos no cenário da literatura infantil/juvenil na Amazônia. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(2), 70–87. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.2.7057