Letramento literário: contribuições da experiência estética na formação linguístico-cultural do povo surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7807

Palavras-chave:

Literatura surda, Experiência estética, Letramento Literário

Resumo

Este artigo versa sobre a experiência estética a partir do letramento literário para surdos e suas contribuições para o desenvolvimento linguístico-cultural e formação da identidade do povo surdo. O tema aqui proposto é um recorte da pesquisa da tese de doutorado, defendida no ano de 2020, intitulada Literatura surda na sala e aula e a formação da consciência de si. Os dados analisados neste artigo advêm de alunos surdos e ouvintes de uma escola pública do estado de Rondônia. Para a coleta dos dados foi utilizada a metodologia da sequência básica (COSSON, 2016), utilizando-se a obra O feijãozinho surdo, de Liège Gemelli Kuchenbecker (2009). A intervenção foi realizada no decurso de quatro aulas da disciplina de língua portuguesa.  Na análise, aprofundamos os resultados obtidos na etapa da interpretação da sequência básica.  Os resultados indicam que a experiência de leitura literária com a literatura surda, mediada pelo professor em sala de aula, contribui para o processo de descolonização de práticas excludentes e preconceituosas em relação ao surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONNICI, Thomas. Resistência e intervenção nas literaturas pós-culturais. Maringá: Eduem, 2009.

BOSI, Alfredo. Literatura de resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CESAIRE, Aimé. Portrait du colonisé precede du portrait du colonisateur. Paris: Petite Bibliothèque Payot, 1973.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p. 163-178.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart;

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 103-133.

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. Educação Temática Digital, vol. 7, n. 2, junho/2006, p. 98-109. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10162/ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf?sequence=1&isAllowed=y&lnkname=ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf. Acesso em: 23 de nov. de 2023.

KUCHENBECKER, Liège Gemelli. O feijãozinho surdo. Ilustrações: Liège Kuchenbecker. Canoas: ULBRA, 2009.

LADD, Paddy. Em busca da surdidade I - colonização dos surdos. Trad. Mariani Martini. Lisboa: Surd’Universo, 2013.

MIGNOLO, Walter; VÁSQUEZ, Rolando. Pedagogía y (de)colonialidad. In: WALSH, Catharine (editora). Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re)vivir. Tomo II. Serie pensamiento decolonial. Quito: Abaya - Yala, 2017, p. 489-509.

MORGADO, Marta. Literatura em língua gestual. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LAZZARIN, Márica Lise Lunardi (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 151-171.

NGUGI, Wa Thiong. Decolonizing the mind: the politics of language. London: James Curriey, 1986.

NGUGI, Wa Thiong. Entrevista com Ngugi Wa Thiong by Michel Pozo. St. John’s university humanities review, vol 2.2 may 2004. Disponível em: http://facpub.stjohns.edu/~ganterg/sjureview/vol2-2/05Pozo-Thiong.htm. Acesso em: 23 de nov. 2023.

PALERMO, Zulma. Introducción: al arte latinoamericana en la encrucijada decolonial. In: PALEMOS, Zulma (Comp.); LÓPEZ, Irene; MELLADO, Justo Pastor; ACHINTE, Adolfo Albán. Arte y estética en la encrucijada descolonial. 2ª ed. Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014, p. 9-17.

SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura em LIBRAS. Trad. Gustavo Gusmão. Petrópolis: Arara Azul, 2021.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3ª. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, pluricanionalidad y decolonialidad: las insurgências político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa, jul.-dez., 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n9/n9a09.pdf. Acesso em: 20 de nov. 2023.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Pissinatti, L. G., & Mori, N. N. R. (2023). Letramento literário: contribuições da experiência estética na formação linguístico-cultural do povo surdo. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 179–196. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7807