Letramento literário: contribuições da experiência estética na formação linguístico-cultural do povo surdo
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7807Palavras-chave:
Literatura surda, Experiência estética, Letramento LiterárioResumo
Este artigo versa sobre a experiência estética a partir do letramento literário para surdos e suas contribuições para o desenvolvimento linguístico-cultural e formação da identidade do povo surdo. O tema aqui proposto é um recorte da pesquisa da tese de doutorado, defendida no ano de 2020, intitulada Literatura surda na sala e aula e a formação da consciência de si. Os dados analisados neste artigo advêm de alunos surdos e ouvintes de uma escola pública do estado de Rondônia. Para a coleta dos dados foi utilizada a metodologia da sequência básica (COSSON, 2016), utilizando-se a obra O feijãozinho surdo, de Liège Gemelli Kuchenbecker (2009). A intervenção foi realizada no decurso de quatro aulas da disciplina de língua portuguesa. Na análise, aprofundamos os resultados obtidos na etapa da interpretação da sequência básica. Os resultados indicam que a experiência de leitura literária com a literatura surda, mediada pelo professor em sala de aula, contribui para o processo de descolonização de práticas excludentes e preconceituosas em relação ao surdo.
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