HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2048Palavras-chave:
Homofobia. Escola. Direitos. Estudantes. Professores.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa sobre o Tema Homofobia no contexto Escolar. Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Rural do Município de Porto Velho –Rondônia, Brasil. O objetivo foi avaliar e o comportamentos dos alunos homossexuais, a forma de abordagem deste tema por parte de professores no espaço escolar, bem como o convívio entre os integrantes homossexuais e heterossexuais do estabelecimento de ensino, A Metodologia adotada para essa pesquisa foi método indutivo, alicerçado por leituras baseadas em autores como Michel Foucault e Regina Fachine, além de legislação própria sobre os direito de cada pessoa. Esta pesquisa constituiu na observação de alunos e professores dentro do espaço físico escolar, com aplicação de questionários a três alunos e três professores, ambos pertencentes à Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos-(EJA) com o intuito de identificar a forma de abordagem da temática desta. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, pois foi realizada por meiode pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados apontam a presença de preconceito em relação ao tema para com os estudantes homoafetivos, mesmo de forma sutil, tanto por parte dos professores quanto dos demais estudantes. A partir disso, esta pesquisa teve como finalidade fornecer subsídios para estabelecer um posionamento interpessoal, de respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos entre os estudantes e o corpo docente.