POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.1.2676Palavras-chave:
Políticas afirmativas. Relações étnico-raciais. Formação de professores.Resumo
Este trabalho apresenta resultado de investigação que teve por objetivo analisar as representações construídas por professores da rede pública municipal de Minas Gerais acerca dos povos indígenas e a forma como abordam a temática nas escolas, tendo em vista as determinações da Lei 11.645/2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 2014 que adotou como procedimento metodológico a aplicação de questionário semiestruturado tendo como público alvo professores atuantes em seis municípios do interior de Minas Gerais. Os dados provenientes dos questionários foram submetidos à técnica de analise de conteúdo e categorizados em três unidades temáticas: povos indígenas e sua presença no Brasil; povos indígenas: identidades e culturas; formas de abordagem da temática indígena nas escolas. A análise permitiu identificar a ocorrência de representações estereotipadas, historicamente construídas e naturalizadas que posicionam os povos indígenas em um passado estático e não como sujeitos atuantes no Brasil contemporâneo. Quanto à forma de abordagem da temática nas escolas os docentes restringem-se a utilização do livro didático e às comemorações do ‘Dia do Índio’. Os resultados da investigação corroboram o entendimento de que a implementação de políticas de ações afirmativas no campo educacional exige a formulação de estratégias de formação continuada para professores de forma a promover a desconstrução gradual de preconceitos e estigmas para com as comunidades indígenas.