A Institucionalização da Disciplina História do Conhecimento Linguístico na Universidade Federal de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.2.7060Palavras-chave:
Institucionalização, História das Ideias Linguísticas, História do Conhecimento Linguístico, Rondônia/BrasilResumo
O presente artigo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre o processo de institucionalização da disciplina História do Conhecimento Linguístico, no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Letras, PPGML, na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no ano de 2020. Para tanto, discorremos acerca dos trabalhos desenvolvidos nessa Universidade inscritos no domínio do conhecimento da História das Ideias Linguísticas que viabilizaram a institucionalização da disciplina “História do Conhecimento Linguístico” e, através dessa Institucionalização, temos a individualização[1] de um modo particular e singular de fazer a História das Ideias Linguísticas, visto que encontramos apoio teórico e metodológico na História das Ideias Linguísticas e na própria Análise de Discurso com o intuito de compreender nossas próprias questões. São questões sobre os sujeitos ribeirinhos, os rios, a floresta, a cidade, as fronteiras, a diversidade de línguas, entre outros, que constituem objeto de estudo desenvolvido por pesquisadores no campo de conhecimento dos estudos da linguagem da Universidade Federal de Rondônia.
[1] Individualização deve ser entendida também em relação às outras teorizações que se fazem aqui sobre a linguagem: como é que um estudo materialista da linguagem pode se instalar na história da constituição do conhecimento em nossa instituição.
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