O ROMANCE EM CADEIA E A TEORIA DE INTEGRIDADE DE RONALD DWORKIN DIANTE DA DECISÃO DO STF NO HABEAS CORPUS 126.292

Autores

  • Bernardo Schmidt Teixeira Penna
  • Flávio Quinaud Pedron PUC-Minas

Resumo

O artigo em tela se propõe a discutir a partir da metáfora do Romance em Cadeia e da Teoria do Direito como Integridade, ambas da lavra de Ronald Dworkin, qual a melhor postura interpretativa para a prática jurídica. Identifica-se na metáfora do Romance em Cadeia uma modalidade hermeneuticamente adequada de melhor explicação sobre a dinâmica entre interpretação e aplicação democráticas do Direito. Assim, pretende, na sequência, demonstrar que a posição assumida pelo STF, no julgamento, do habeas corpus 126.292 é nitidamente um caso de desrespeito à cadeia proposta por Dworkin, bem como à sua ideia de Integridade do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Schmidt Teixeira Penna

Doutor em Direito pela FADISP - Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2018). Professor de Direito da Universidade Federal de Rondônia, Campus Cacoal.

Flávio Quinaud Pedron, PUC-Minas

Doutor e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Professor do PPGD da Faculdade de Direito de Guanambi/BA. Professor Adjunto da PUC-Minas e do IBMEC/MG. Membro da ABPDC. Advogado.

Referências

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 29. Ed. São Paulo: Malheiros, 2014.

CÁRCOVA, Carlos María. Derecho y Narración. In TRINDADE, André Karan et al (orgs). Direito e Literatura – ensaios críticos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. P. 11-19.

CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. Ronald Dworkin: De que maneira o direito se assemelha à literatura? Revista da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, 1. sem. 2007. p. 94.

CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. Ronald Dworkin: de que maneira o Direito se assemelha à literatura? In TRINDADE, André Karan et al (orgs). Direito e Literatura – ensaios críticos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

DWORKIN, Ronald. A Justiça de Toga. Tradução de Jefferon Luiz Camargo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. [Direito e Justiça].

DWORKIN, Ronald. A Justiça de Toga. Tradução de Jefferon Luiz Camargo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. [Direito e Justiça].

DWORKIN, Ronald. Hart’s Postscript and the character of Political Philosophy. Oxford Journal of Legal Studies. Oxford: Oxford University. v. 24. n. 1. 2004. p.1-37.

DWORKIN, Ronald. A Matter of Principle. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: Fundamentos de uma hermenêutica filosófica. 7 ed. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, Vozes, 2005.

GUEST, Stephen. Ronald Dworkin. Tradução Luis Carlos Borges. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MOTTA, Francisco José Borges. Levando o Direito a Sério – uma crítica hermenêutica ao protagonismo judicial. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 5 ed. ver., atual. E ampla. 2. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2008.

OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Decisão Judicial e o Conceito de Princípio – a hermenêutica e a (in) determinação do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

PEDRON, Flávio Quinaud. Mutação constitucional e crise do positivismo jurídico. Belo Horizonte: Arraes, 2012.

PENNA, Bernardo Schmidt. Levando o Princípio a Sério – Uma análise do Princípio em Ronald Dworkin e seu uso indiscriminado no Brasil. Revista de Direito Privado. Vol 71. Ano 17. P-51-76. São Paulo: RT, novembro. 2016.

STRECK, Lênio. O Panprincipiologismo e o Problema da Fragilidade da Discussão da Teoria da Norma em Terrae Brasilis. Juris Poiesis. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá. Ano 15, n. 15, 2012.

STRECK, Lênio; ABBOUD, George. O Que é Isto – o precedente judicial e a súmula vinculante? Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

THEODORO JR., Humberto; NUNES, Dierle; BAHIA, Alexandre; PEDRON, Flávio. Novo CPC - Fundamentos e sistematização. 3ª ed. Rio de Janeiro: GEN Forense, 2016.

Downloads

Publicado

17/12/2020