Biodiversidade e Conservação da Amazônia Sul-Ocidental

2019-10-25

Revista Brasileira de Ciências da Amazônia (RBCA) está com chamada aberta para sua edição temática Biodiversidade e Conservação da Amazônia Sul-Ocidental.

A biodiversidade amazônica é reconhecida como uma das maiores do mundo. Contudo, o acelerado processo de degradação ambiental na região, têm ameaçado a conservação dos recursos naturais, além de comprometer o seu uso e os serviços ambientais que estes oferecem (purificação do ar, da água, produção de alimento, medicamentos, cosméticos e outros usos). Neste cenário a pesquisa científica tem o papel relevante para gerar conhecimento sobre essa biodiversidade e seu uso sustentável.

Este volume publicará artigos sobre diversos aspectos da biodiversidade e conservação, para difundir trabalhos de biogeografia, ecologia e taxonomia. A edição conterá trabalhos teóricos e empíricos, com implicações para a conservação da diversidade biológica na Amazônia Sul-Ocidental.

Essa edição especial deseja aumentar a visibilidade dos trabalhos regionais, especialmente aqueles oriundos de alunos de graduação ou jovens pesquisadores.

A proposta de edição especial, organizada pelas professoras Carolina R. C. Doria e Jaqueline M. Vasconcelos (DEPBIO/UNIR) e professor Paulo Vilela Cruz (DEPEC-RM/UNIR), é disponibilizar livremente a produção científica regional.

A Revista aguarda a contribuição de pesquisadores das diversas áreas relacionadas a temática até 01 de fevereiro de 2020.

Todas as submissões devem ser realizadas on-line através do sistema de gerenciamento da revista, clicando aqui.

Ao submeter, o primeiro item a ser selecionado é a “Seção”, sendo necessário selecionar “Especial: Biodiversidade e Conservação da Amazônia Sul-Ocidental”.

As normas deverão seguir o padrão para artigos da revista (Clique aqui para acessar).

Após avaliação e aceite, arquivos finais (em alta resolução) como figuras, tabelas ou outros dados, poderão ser enviados por e-mail a pedido dos organizadores.