Informação para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Todas as submissões devem ser realizadas on-line através do sistema de gerenciamento da revista, clicando aqui.

O manuscrito submetido será analisado primeiramente pelo Editor, para revisão de escopo e normas, e não estando rigorosamente nas normas será arquivado.

Em seguida será encaminhado aos Editores Científicos para a primeira análise de conteúdo, e se necessário será devolvido ao(s) autor(es) para ajuste, ou recusado por falta de mérito. O artigo que atender as normas será submetido à avaliação de no mínimo dois revisores ad hoc. Ao(s) autor(es) caberá a tarefa de implementar sugestões/correções dos revisores, ou justificar o que não é de sua concordância.

Caberá ao Conselho Editorial, após avaliação dos revisores ad hoc, arbitrar sobre a publicação ou não do artigo.

Após avaliação e aceite, arquivos finais (em alta resolução) como figuras, tabelas ou outros dados, poderão ser enviados por e-mail a pedido do chefe de seção.

 

Etapas de avaliação dos artigos enviados para a RBCA:  

Etapa 1 - SUBMISSÃO: Quando os autores inserem o trabalho no Portal da RBCA. Nessa etapa é feita uma triagem para verificar se o artigo atende as diretrizes e normas da revista;  

Etapa 2 - AVALIAÇÃO: Indicação do(a) Editor(a) de área e designação dos(as) revisores iniciando o processo de avaliação do artigo; 

Etapa 3 - ACEITO: Finalizado o processo de avaliação e atendendo as normas e diretrizes da RBCA o artigo é ACEITO; 

Etapa 4 - EDIÇÃO: Após o trabalho ser ACEITO será encaminhado para a fila de edição, onde ficará aguardando a definição da data de publicação;  

Etapa 5 - PUBLICAÇÃO: definição da data de publicação e comunicado aos autores.   

 

Considerando que a emissão do DOI é realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia, o trabalho poderá ser publicado antes da emissão do DOI. Assim que o DOI for emitido, será atualizada a versão do trabalho publicada e comunicado aos autores.

“A Revista Brasileira de Ciências da Amazônia não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos textos, as opiniões são de responsabilidade exclusiva dos autores.”

“Os autores devem listar e citar apropriadamente os trabalhos que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa.”

“Os autores devem fornecer informações, quando for o caso, sobre as fontes de financiamento da pesquisa, em agradecimento ao final do artigo.”

 

Preparação do texto

1) Diretrizes gerais para todas as publicações:

O artigo deverá estar em formato compatível com Microsoft-Word, e seguindo a composição sequencial conforme o modelo: template_RBCA

 São aceitos manuscritos nos idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Após o aceite, encorajamos a tradução para o Inglês dos artigos submetidos em Português ou Espanhol para sua publicação, sendo de responsabilidade dos autores as providências para a tradução.

 

Formato da página A4; espaçamento de texto: simples; margens: superior 2,50 cm, inferior 1,90 cm, esquerda 1,27 cm e direita de 1,27 cm; recuo do texto 4,6, tamanho 10, fonte Palatino Linotype, alinhamento justificado, recuo especial na primeira linha de 0,75 cm em cada parágrafo, espaçamento múltiplos 0,95.

 

Todos os itens (introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências) devem estar em negrito à esquerda, numerados e em caixa alta. Quando houver subitens, deverá ser obedecida a seguinte ordem: o primeiro subitem deverá ser em itálico, em caixa baixa, somente a primeira inicial maiúscula; o segundo subitem igual ao primeiro sem itálico.

 

2) Estrutura do manuscrito 

a) Título alinhado à esquerda, a primeira palavra deve ser maiúscula, em negrito, em fonte tamanho 18, até 20 palavras.

b) Autores em fonte tamanho 10, alinhado à esquerda, com nome completo de cada autor somente a primeira inicial maiúscula, logo abaixo do título.  A formação, titulação, instituição/empresa, endereço, ORCID, e e-mail de cada autor com a respectiva associação numérica sobrescrita deve vir em uma linha abaixo dos nomes em fonte tamanho 8. É obrigatória a presença do endereço de e-mail do autor correspondente. Os autores podem optar pela revisão às cegas, devendo então encaminhar “Página de rosto” com as informações solicitadas como DOCUMENTO SUPLEMENTAR

Para acessar o modelo de “Página de rosto” clique aqui: MODELO DE PÁGINA DE ROSTO.

É necessário que seja encaminhada a descrição detalhada de contribuição de cada um dos autores do artigo, e o número máximo não deve exceder a 8. A declaração deve ser anexada no sistema como DOCUMENTO SUPLEMENTAR.

Para acessar o modelo de Declaração de Contribuição dos autores clique aqui: MODELO DE DECLARAÇÃO.

c)  Resumo e Abstract apenas as iniciais maiúsculas, justificada, em fonte tamanho 9, seus textos redigidos em um único parágrafo com no máximo 250 palavras.

d) Palavras-chaves e Keywords no mínimo três e no máximo cinco, não constantes no Título.

e) Introdução deve apresentar a relevância do artigo, definindo claramente o tipo de problema enfocado, a(s) hipótese(s) e o(s) objetivo (s) do trabalho. 

f) Material e Métodos devem conter informações e detalhamento necessários para que o trabalho possa ser replicado por outros pesquisadores.

As fórmulas e equações devem ser inseridas com a função Equação do Word.

g) Resultados devem conter apresentação concisa dos dados obtidos. Esta seção pode ser dividida por subtítulos. Deve fornecer uma descrição concisa e precisa dos resultados experimentais, a sua interpretação, bem como as conclusões experimentais que podem ser estabelecidas. Tabelas e figuras, bem como suas legendas, devem ser autoexplicativas.

  1. As figuras devem estar entre 300 e 600 dpi em formato TIFF ou JPG, não devendo ser maior que 23 cm x 15 cm. As legendas das figuras devem estar ao final da lista de referências. As figuras devem estar no corpo do texto submetido, desde que o arquivo não ultrapasse cinco (5) Mb. Arquivos maiores que oito (8) Mb devem ter suas figuras enviadas em separado do corpo do texto, em um arquivo em formato PDF.
  2. As Tabelas devem ser apresentadas no corpo do texto submetido. Tratando-se de tabelas extensas, ou que o arquivo de texto ultrapasse oito (8) Mb, devem ser enviadas em separado do corpo do texto, em um arquivo em formato RTF.

h) Discussão Os autores devem discutir os resultados, como podem ser interpretados a partir da perspectiva de estudos anteriores e das hipóteses de trabalho. Os resultados e as suas implicações devem ser discutidos no contexto mais amplo possível. As futuras direções de investigação também podem ser destacadas.

i) Conclusão É a parte final do texto, devendo ser retomado o problema inicial e revistos os objetivos, comentando se foram atingidos ou não e enunciadas as principais contribuições. Sintetiza as principais ideias, bem como os resultados, avaliando pontos positivos e negativos. 

j) Agradecimento facultativo

k) Referências bibliográficas A Revista Brasileira de Ciências da Amazônia utiliza para citações e referências as normas da American Psychological Association [APA].  O número de citações não deve ultrapassar a 30, e pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos. Não são aceitas citações de teses, dissertações e anais de congresso, exceto em casos especiais analisados pelos chefes de seção. Não são aceitas citaçõesde artigos publicados em revistas não indexadas. A apresentação das referências deve ser padronizada com os pronomes de todos os autores abreviados.

1. Artigo Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Título do artigo. Nome do Jornal, série, Volume (número), 000–000. https://doi.org/xxxxxxxxxxxxxx

Artigo com DOI, é OBRIGATÓRIO apresentar o DOI.

Exemplo:

Biazatti, S. C., Scotti, M. S. V., Brito Junior, J. F., Môra, R., & Rocha, K. J. da. (2020). Modelos tradicionais para estimativa do volume em área de concessão na Flona do Jamari - RO. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, 9(1), 19-27. doi: 10.47209/2317-5729.v.9.n.2.p.19-27

2. Livro Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Nome do livro. Editora, Cidade ou localização, 000 pp.

Exemplo:

Hamada, N., Nessimian, J. L. & Querino, R. B. (2014). Insetos Aquáticos na Amazônia brasileira: taxonomia, biologia e ecologia. Editora do INPA, Manaus, 724p.

3. Capítulo de livro Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Nome do Capítulo. Em: Sobrenome do Editor, Iniciais dos primeiros nomes. (Ed.), Título do livro. Editora Cidade ou localização, pp. 000–000.

Exemplo:

Nishiyama, A. F., & Takara, S. (2018). Patologias do contemporâneo: midiamorfose, tecnologias e os limites do sujeito. In M. R. da Silva [et al.]. (Org.). Mobilidade, Espacialidades e Alteridades. 1ed. EDUFBA, Salvador, pp. 1-15.

4. Fonte da Internet Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Título do artigo. Recuperado de http://www.xxxxxxxxxxxxx (acessado em: Dia/Mês/Ano).

Exemplo:

Fearnside, P., & Cruz, P. V. (2018, out. 31). Chainsaw Massacre: Protected areas in danger in Brazil’s state of Rondônia [Commentary]. Recuperado de https://news.mongabay.com/2018/10/chainsaw-massacre-protected-areas-in-danger-in-brazils-state-of-rondonia-commentary/ (acessado em 19/04/2019).

 

Digital Object Identifier (DOI)

É necessário que os links DOI sejam incluídos para os artigos citados. Se o DOI não estiver concluído, a publicação do seu trabalho sofrerá atraso. Portanto, nós encorajamos os autores a adicionar links DOI aos trabalhos citados, acelerando o processo de publicação.

 

3)      Diretrizes para Editorial

Esse tipo de publicação não deve conter resumo, palavras-chaves, ou qualquer outro tópico. Apenas o título, autores e o texto. Eventualmente referências podem ser adicionadas. A inclusão de figuras e tabelas não é permitida.

 

4)      Diretrizes para Estudos de Casos 

Todos os tópicos gerais devem estar inclusos no texto.

 

5)      Diretrizes para Notas Científicas/Correspondências

Neste tipo de publicação não devem constar Resumo e Palavras-chaves.

 

6)      Monografias

Todos os tópicos gerais devem estar inclusos no texto.