Segurança microbiológica de derivados lácteos de feiras públicas em Presidente Médici, RO, Amazônia Ocidental

Autores

  • Gabriel Goes Guedes Universidade Federal de Rondônia
  • Antônia Valcemira Domingos de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Jerônimo Vieira Dantas Filho Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Paulo Henrique Gilio Gasparotto MicroVetro – Laboratório de Sanidade Animal
  • Bruna Lucieny Temponi Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Sandro de Vargas Schons Universidade Federal de Rondônia
  • Jucilene Cavali Universidade Federal de Rondônia
  • Rute Bianchini Pontuschka Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.12.n.3.p.%25p

Resumo

Os produtos lácteos são itens importantes na dieta do brasileiro. Por isso, é fundamental identificar a segurança microbiológicas de alimentos como queijos tipo minas frescal, muçarela, coalho e pré-cozido, além de requeijão e iogurte. Para tal, objetivou-se quantificar os aeróbios mesófilos totais e os bolores e leveduras em produtos lácteos ofertados em feiras de Presidente Médici, RO. As análises microbiológicas foram realizadas por plaqueamento e a umidade por gravimetria. Os resultados foram confrontados com legislações vigentes. Seis amostras de queijo continham elevados teores de Escherichia coli, sendo que quatro deles eram de empresas certificadas com selo de inspeção estadual. Excetuando as amostras de iogurte de um fornecedor com selo, os demais produtos, em algum momento das análises, continham teores inaceitáveis de aeróbios mesófilos, a maioria com selo estadual. As duas marcas de iogurte, ambas de empresas certificadas, continham bolores e leveduras em não conformidade com a legislação na maioria das amostras. Apesar de os fornecedores registrados serem regularmente vistoriados, houve falha nos processos de fabricação ou na qualidade das matérias-primas empregadas. O mesmo ocorreu quanto ao fornecedor não registrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Goes Guedes, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Zootecnia

Antônia Valcemira Domingos de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Bacharelado em Zootecnia pelo Instituto Federal do Acre (2019) e mestrado em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental pela Universidade Federal do Acre (2022). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Extensão Rural. Doutoranda em Ciência Animal - Programa de Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Bolsista de Pós-doutorado da CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD/Am (UNIR/UFAC/USP) - Biodiversidade, Produção e Sanidade Animal e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR). Doutor em Medicina Veterinária (Área: Tecnologia Agropecuária e Aquicultura), PPG em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental (PPGESPA/UFAC), Mestre em Ciências Ambientais (UNIR), Especialista em Biotecnologia (UCDB), Graduação tecnológica em andamento em Ciência de Dados (UNESA) e Graduado em Engenharia de Pesca (UNIR). Atua como membro dos grupos de pesquisa da UNIR, Grupo de Pesquisa em Patologia Animal no Bioma Amazônico, Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agropecuárias e Ambientais (GPTA) e Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR).

Paulo Henrique Gilio Gasparotto, MicroVetro – Laboratório de Sanidade Animal

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil (2010).Mestre em Produção Animal (2018) , Doutor em Sanidade Animal pela UFAC ( 2022) . Professor , Consultor em indústria de Alimentos , Gerente - Sitio Novo Horizonte e Responsável Técnico pelo Laboratório de Sanidade Animal MicroVet, Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Virologia e Qualidade do Leite e inspeção de laticínios.

Bruna Lucieny Temponi Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Agronomia, Extensionista da Emater-RO e Mestranda em Ciências Ambientais - UNIR

Sandro de Vargas Schons, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP, em 2002, mestre e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEl) em 2005 e 2011, Professor do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Docente e vice-coordenador do programa em Ciências Ambientais da UNIR e membro do comitê interno do PIBIC.

Jucilene Cavali, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associado III da Universidade Federal de Rondônia, UNIR nos Cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia. Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, em Produção Animal, atuando na área de Cadeia Produtiva da Carne com ênfase em Avaliação de Carcaça e Qualidade de Carne. Mestre em Zootecnia pela mesma instituição, na área de Forragicultura e Pastagens. Pesquisadora/Orientadora no Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UNIR/EMBRAPA e no Programa de Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentavel na Amazônia Ocidental PPGESPA/UFAC. Lider do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais e Vice-líder do Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos. Pesquisas em Sistemas de Produção Animal/Vegetal sustentáveis e eficientes na Amazônia.

Rute Bianchini Pontuschka, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada na Universidade Federal de Rondônia, atua como docente nos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia. Desenvolve pesquisas em Microbiologia de Produtos de Origem Animal; Análise Físico-química de Alimentos; Desenvolvimentos de Produtos Alimentícios; Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela USP. Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP.

Downloads

Publicado

2023-07-30

Edição

Seção

Ciências Biológicas e Biodiversidade