Aplicação de geotecnologias na caracterização hidrogeomorfométrica da microbacia do rio Zé Véio, Amazônia Ocidental, Brasil

Autores

  • Rafael Souza da Silva Universidade Federal e Rondônia
  • Antônio Igor Oliveira da Costa Universidade Federal e Rondônia
  • Bruno Nascimento Barboza Universidade Federal e Rondônia
  • Daniel Dias Bastos Universidade Federal e Rondônia
  • Ulisses Ribeiro Teixeira Universidade Federal e Rondônia
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.13.n.1.7374

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Planejamento ambiental, Sistema de informações Geográficas (SIG), Manejo de bacias hidrográficas

Resumo

Desenvolver pesquisas relacionadas às microbacias hidrográficas é o primeiro passo para identificar as potencialidades e limitações da região, e, consequentemente, selecionar as práticas de manejo conservacionista. Assim, objetivou-se com este trabalho, disponibilizar informações a respeito das características hidrogeomorfométricas da microbacia do rio Zé Veio. As informações foram obtidas com base em equações e geotecnologias. A microbacia tem área de 10,91 km2, perímetro de 16,31 km, altitude média de 405 m, predominância do relevo suave ondulado (47,75%), 90,21% da área exerce baixa influência na propagação de incêndios, 91,29% da área é apta a extremamente apta para mecanização agrícola, padrão de drenagem dendrítico, hierarquia fluvial de 4ª ordem, 3,39 nascentes km-2 (média), densidade de drenagem de 2,21 km km-2 (alta), índice de sinuosidade de 14,65% (canal principal muito reto), coeficiente de manutenção de 452,1 m2 m-1 (médio) e tempo de concentração de 1,81 h (baixo). A microbacia do rio Zé Véio tem potencial para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e florestais, contudo, é necessário adotar práticas de manejo conservacionistas, de forma integrada (vegetativa, edáfica e mecânica). Estas informações podem ser utilizadas nos planos de gestão ambiental da microbacia, visando o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Especial: Uso de geotecnologias para análise e planejamento da gestão da natureza na Amazônia