Alfabetização: o que é isso?
Resumo
A alfabetização tem sido motivo de preocupações e tem levantado várias discussões tanto nos espaços escolares quanto por instituições que compõem o sistema nacional de ensino, devido aos resultados apresentados pelas avaliações nacionais e internacionais. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de alfabetização e relatar as ações do projeto de extensão intitulado “Ler, contar e brincar”, desenvolvido com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, de escolas da rede pública de ensino, que apresentam dificuldades na leitura e escrita. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para fundamentação teórica, foram usados os estudos de Ferreiro e Teberosky (1994), Borges (2019), Brasil (2012), Brasil (2023) e Soares (2004). Os resultados apontaram que as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita não são inerentes apenas aos estudantes, mas que são vários os fatores que contribuem para isso, envolvendo práticas pedagógicas homogeneizadas e distanciadas da realidade, falta de continuidade do currículo e de propostas de conhecimentos já construídos pelos estudantes. O projeto de extensão tem demonstrado resultados parciais quanto ao progresso referente à aprendizagem da leitura e escrita dos atendidos e possibilitou compreender que o professor tem autonomia para escolher as ações com vistas a facilitar o alcance das metas de alfabetização.