Um estudo com crianças em suas experiências matemáticas nos momentos de brincadeira

Autores/as

  • Lidiany dos Anjos Gomes Paim
  • Emerson da Silva Ribeiro
  • Juverlande Nogueira Pinto

Resumen

O presente trabalho é um recorte de uma monografia de conclusão de curso que teve por objetivo analisar as experiências matemáticas de crianças em momentos de brincadeiras no contexto da Educação Infantil. Como base teórica, a pesquisa se respaldou em vários pesquisadores que estudam a temática da Educação Infantil, a exemplo de Piaget (1978), Velasco (1996) e Vigotski (2008) no tocante às brincadeiras na infância; e referente à Matemática na Educação Infantil, recorreu-se a Lorenzato (2011), Piaget (1976) e Virgulino (2014). A pesquisa se apoiou ainda nas recomendações e orientações didáticas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010). A pesquisa se caracterizou como sendo de campo, com abordagem metodológica qualitativa, tendo como referenciais Bogdan e Biklen (1994), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Minayo (2010). Em termos de procedimentos de obtenção de dados, teve como suporte a observação participante, apoiada nos instrumentos de registro do diário de campo e fotografias. As observações foram realizadas durante três dias, no turno da tarde, junto às crianças de uma turma do Pré-Escolar II, com idade entre cinco e seis anos, totalizando dezenove crianças, em momentos de brincadeiras incentivados pelo arranjo espacial previamente elaborado pela professora em parceria com a pesquisadora. Como resultados da pesquisa, concluiu-se que os arranjos espaciais, previamente preparados pela professora e pesquisadora, incentivaram para que nos momentos de brincadeiras as crianças apresentassem repertórios demonstrando o uso significativo de conhecimentos da Matemática para a resolução de situações-problema. Tais momentos possibilitaram ainda levar as crianças a estabelecer relações numéricas e espaciais, estimular a imaginação e a criatividade, propiciar a autonomia na solução de problemas e abordar uma variedade de noções e conceitos de conhecimentos matemáticos na infância. 

Publicado

02/09/2024

Número

Sección

Especial: Formação de professores, Preservação Ambiental e Interdisciplinaridade