Uma análise de pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem de matemática para estudantes cegos do ensino superior

Autores

  • Rosimara Gomes de Amorim
  • Marcia Rosa Uliana Rosa Uliana

Resumo

A presença de estudantes cegos em instituições de ensino vem crescendo ano a ano, impulsionada pelos documentos nacionais e internacionais que amparam o processo de inclusão. Todavia, a presença desses estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, apresenta desafios aos professores e gestores. No que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Superior para esse público de estudantes, o desafio é ainda mais complexo. O presente estudo tem por objetivo investigar sobre o que versam dez publicações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes cegos no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida na abordagem qualitativa, na qual foram analisadas dez publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes cegos no ensino superior, incluindo cinco artigos e cinco dissertações. Após as análises, ficou evidente que a adoção de métodos diferenciados de ensino e de materiais concretos facilitam a aprendizagem dos conteúdos de Matemática por estudantes cegos. Contudo, a falta de formação ou conhecimento, por parte dos professores, das demandas e particularidades desses estudantes tem dificultado seu processo de aprendizagem da Matemática. Espera-se que este trabalho possa ajudar os professores em sua prática pedagógica de ensino, orientando-os para o caminho da inclusão.

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Publicado

2024-09-02

Edição

Seção

Especial: Formação de professores, Preservação Ambiental e Interdisciplinaridade