Mapeamento dos trabalhos em Educação Matemática publicados nos anais do IFROMAT/Cacoal
Resumo
A presente pesquisa trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ji-Paraná, e teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em anais da Semana de Matemática do Instituto Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, denominada IFROMAT. Na fundamentação teórica, discorreu-se sobre alguns aspectos históricos e definições acerca da Educação Matemática. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Para tanto, as fontes bibliográficas analisadas foram os trabalhos em Educação Matemática publicados nos anais do IFROMAT/Cacoal. Os anais analisados se referem às edições de 2019 e 2021 e foram obtidos no site do evento. Dentre os principais resultados, foi identificado um quantitativo de 37 trabalhos, sendo 27 relatos de experiência e 10 pesquisas. Em 2019, houve um total de 23 trabalhos e, em 2021, 14 trabalhos. Em relação às temáticas, destacam-se o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e jogos. A maioria dos trabalhos foi desenvolvida em escolas públicas de Cacoal e envolveu alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. De modo geral, verificou-se nos trabalhos uma preocupação em viabilizar um ensino que promova a construção do conhecimento matemático significativo. Nessa direção, foi identificada uma diversidade de estratégias e recursos utilizados no ensino e aprendizagem de Matemática. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam na divulgação das pesquisas e experiências realizadas no contexto local, bem como fomente reflexões e o desenvolvimento de mais estudos relacionados às diferentes temáticas evidenciadas nos trabalhos, relacionadas ao campo da Educação Matemática.