O mundo social e a criança: análise a respeito do discurso de um grupo de crianças sobre gênero, política e poder de consumo
Resumo
As crianças são agentes sociais ativos que produzem e reproduzem em suas culturas de pares comportamentos, atitudes e discursos que fazem parte do cenário social em que estão inseridas. Portanto, as suas narrativas podem aderir, transgredir ou ressignificar o que é dito pelos adultos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo refletir sobre as narrativas a respeito das temáticas gênero, política e poder de consumo no discurso de crianças entre oito e dez anos de idade que frequentavam a mesma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. A fundamentação teórica consultada para analisar as temáticas que as crianças abordavam em suas conversas entre pares foi Duveen (2013), Baliscei (2022), Casteleira e Maio (2021), Moscovici (2015) e Corsaro (2009; 2011). A metodologia utilizada foi o estudo de caso e as narrativas analisadas são fruto da observação participante que compõe o banco de informações geradas durante a pesquisa de campo que resultou no trabalho de conclusão de curso Representações sociais de escola, casa e rua compartilhadas por um grupo de crianças da cidade de Ji-Paraná/Rondônia (Santos, 2023). Dentre os assuntos que eram tratados pelas crianças em suas interações livres e espontâneas, sem a mediação de um adulto, se destacam as temáticas gênero, política e poder de consumo. Também foi possível observar que quando uma criança apresentava a sua argumentação, as demais ouviam e, em seguida, problematizavam, e cada qual se sentia à vontade para manifestar com o que concordava ou não. Além disso, este estudo permitiu perceber a escola como espaço latente que possibilita o encontro das diversidades, bem como a tendência desse grupo de crianças demostrarem um movimento de inclusão e empatia com o outro. Por último, as narrativas observadas e analisadas reforçaram o indicativo das crianças enquanto sujeitos sociais ativos e protagonistas de suas vivências escolares.