Saberes e fazeres matemáticos do povo Tupari

Autores/as

  • Gilberto Katari Tupari Katari Tupari
  • Carma Maria martini
  • Neidimar Vieira Lopes Gonzales Vieira Lopes Gonzales
  • Anna Frida Hatsue Modro Frida Hatsue Modro

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre saberes e fazeres matemáticos do povo indígena Tupari, realizada na Terra Indígena Rio Branco, situada entre os municípios de Alta Floresta D’Oeste, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé, no interior do Estado de Rondônia. É uma pesquisa de campo qualitativa e fundamenta-se teoricamente em pressupostos da etnomatemática para refletir sobre a seguinte questão de pesquisa: Quais são os conhecimentos matemáticos do povo Tupari relacionados a contagem, medidas e geometria e como eles estão sendo trabalhados na escola? A produção de dados baseou-se em conversas e observações de atividades tradicionais nas aldeias Colorado, Serrinha e Trindade, além de entrevistas com dois professores indígenas da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Anomãe Tupari, localizada na aldeia Serrinha. Os principais resultados obtidos referem-se a termos na língua Tupari relacionados aos quantificadores e medidas. Os professores entrevistados informaram que costumam trabalhar os quantificadores em sala de aula, mas que têm dificuldade de estender os estudos para outros temas devido ao pouco conhecimento sobre o assunto e a ausência de material didático específico. Os resultados fornecem subsídios para elaboração de futuros materiais didáticos, na direção da construção de uma escola intercultural, que contemple os saberes e fazeres matemáticos locais

Publicado

02/09/2024

Número

Sección

Especial: Formação de professores, Preservação Ambiental e Interdisciplinaridade