Além da razão: Explorando as emoções no processo de aprendizagem

Autores

  • Kayque Figueiredo Machado
  • Emanuelly da Costa Moura Oliveira de Paula
  • Bruno Elias Rocha Lopes Elias Rocha Lopes

Resumo

O ambiente escolar proporciona acesso à cultura e à educação para diversos jovens na atualidade. No entanto, esse processo pode ser estressante, sendo um dos fatores geradores de ansiedade e, consequentemente, um desequilíbrio emocional entre os estudantes. Neste artigo, busca-se conceituar a emoção e seus aspectos fisiológicos como fatores que influenciam no processo educacional, investigando as bases neurais das emoções e seus impactos na memória e atenção aos estudantes, além de demonstrar que a falta de cuidado mental, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, influencia negativamente no desempenho escolar dos indivíduos. A partir de descritores como emoções, aprendizagem, saúde mental, psicologia escolar, neurobiologia e neurociência, encontraram-se 21 estudos sobre o tema nos últimos cinco anos. Observou-se que a inteligência emocional contribui para um melhor desempenho acadêmico dos estudantes, uma vez que eles demonstram estar mais preparados para enfrentar os desafios, além de manter o foco e motivação nos estudos. Dessa maneira, percebe-se a importância da discussão sobre essas temáticas nas instituições de ensino e como a presença dos psicólogos nos espaços educacionais pode ser benéfica, já que, ao orientar adolescentes e crianças sobre como lidar de forma adequada com situações de angústia e aflição pode contribuir para que não sejam prejudicados ao adquirir o conhecimento necessário provido pela escola.

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Publicado

2024-09-02

Edição

Seção

Especial: Formação de professores, Preservação Ambiental e Interdisciplinaridade