Publicação de Dossiê Temático PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRÁTICA TRANSFORMADORA

21/08/2021

A proposta do dossiê resultou da articulação de pesquisadores das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Partiu do entendimento de que o país está diante de retrocessos que influenciam na agenda da educação, ameaçando os direitos conquistados por meio de incansáveis lutas sociais. A academia não pode ficar alheia a este debate. É nesse sentido que o dossiê, com o tema: Pedagogia Histórico crítica e prática transformadora, apresenta-se como importante instrumento para o debate por meio da Revista Educa / UNIR, a partir das contribuições das instituições: UFOPA, UNICAMP, UFU, UEM, UFRN, UFES, UFSCar, UNIR, UNIOESTE, UFPB, oferecendo um conjunto de leituras que possibilitem ampliar e qualificar o debate sobre a educação brasileira na  contemporaneidade. O Dossiê compõe-se de artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos de natureza científica.

Coordenadores:
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA)
José Claudinei Lombardi (UNICAMP)
Olivia Medeiros Neta (UFRN)

Publicação: novembro de 2021