PRORROGADA: Chamada para Dossiê Temático: Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano

03/12/2022

Chamada para Dossiê Temático: Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano

Ementa e breve justificativa:

Desde a Antiguidade e nos séculos posteriores, o intercâmbio entre os povos ocorreu em diferentes circunstâncias em função de guerras, invasões, conquistas, comércio e peregrinações. Esses encontros civilizatórios oportunizaram e propiciaram “acomodações, recriações e assimilações” bem como “descontinuidades, tensões ou antagonismos”, ou seja, promoveram e provocaram “a recriação dos elementos originais, muitas vezes em soluções novas, realmente originais” (IANNI, p. 77). A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano.

Referência:

IANNI, Otávio. Enigmas da Modernidade-Mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Dossiê “Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano”,

A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação torna pública a presente chamada para artigos circunstanciados em um dos seguintes temas:   - Trajetórias, diálogos e ações intelectuais; - Intercâmbio e cooperação institucional; - Fraternidade entre países ibéricos e latino-americanos; - Panamericanismo e educação; - Imprensa pedagógica; - Intercâmbio e mobilidade estudantil; - Produção, circulação e transferência internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos; - Sistemas escolares nacionais e relações internacionais; - Viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação.   Idiomas: Serão aceitos artigos em Português, em Espanhol e em Inglês.   Cronograma: Abertura – 05 de dezembro de 2022; Término – 31 de março de 2023(PRORROGADO PARA 15 de Maio de 2023); Publicação: Junho de 2023 (PRORROGADA - Publicação até agosto de 2023).   Periódico: EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação - e-ISSN: 2359-2087 - Prefixo DOI: 10.26568 - Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Os Trabalhos devem ser assinados por até 3 (três) autores, sendo pelo menos 1 (doutor) e estar em conformidade com as normas da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação. Depois de se cadastrarem, os autores deverão realizar a submissão dos trabalhos no Link: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/about/submissions, conforme normas e template da Revista Educa.

Nome e currículo resumido dos Coordenadores do Dossiê:

Jussara Santos Pimenta (UNIR - Brasil) - Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Universidade Federal de Rondônia. PPGEEProf-UNIR. Líder do MNEMOS. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-5283-2509>. E-mail: jussara.pimenta@unir.br

Hélder Henriques (IPP - Portugal) - Pós-doutor em Educação, Doutor em Ciências da Educação. Instituto Politécnico de Portalegre. Ceis20 – Universidade de Coimbra, Portugal. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-0519-0304>. E-mail: helderhenriques@ipportalegre.pt.

Amélia Marchão (IPP - Portugal) - Amélia de Jesus Marchão é Pós-Doutorada em Educação e Doutora em Ciências da Educação. É professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) (Portugal) e é investigadora do VALORIZA-IPP na linha de Educação, Educação de Infância, Currículo, Género. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-3424-9392>. E-mail: ameliamarchao@ipportalegre.pt

Porto Velho, 03 de dezembro de 2022  - Prorrogada em 31/03/2023.