Uso de metodologia ativa para o ensino de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio+*

Autores

Palavras-chave:

Nanotecnologia, Nanociencia, Metodologia ativa, Modernidade Liquida.

Resumo

A Nanociência e Nanotecnologia são o estudo e aplicação da matéria em escala muito pequena, equivalente a um bilionésimo do metro. Com as descobertas da física quântica no século XX muitas áreas novas do conhecimento ganharam espaço de estudo. O desenvolvimento e aplicações dessas novas áreas da ciência foram muito importantes para a economia global, pois, houve uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas. Evidenciando a importância da Nanotecnologia e Nanociência para a sociedade, este trabalho tem como proposta fazer uso de metodologia ativa para investigar e inferir o tema em turmas de ensino médio, para isso foi construído uma cartilha e aplicado em turmas de uma escola estadual no município de Ji-Paraná/RO. Utilizando-se do método qualitativo, foi feito uma análise do conhecimento prévio dos envolvidos no início da pesquisa e no final foi entregue um questionário com proposta de realizar um estudo comparativo do conhecimento adquirido durante a aplicação da pesquisa. Como proposta de método de ensino foi empregado a chamada metodologia ativa, considerando que nos últimos anos tem crescido o número de teóricos que defendem essas metodologias como boas alternativas para a melhoria do ensino

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Biografia do Autor

DOUGLAS ALVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Licenciado em Física pela UNIR, Mestrando em Astrofísica na FURG.

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Publicado

15/03/2022

Como Citar

SILVA, D. A. (2022). Uso de metodologia ativa para o ensino de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio+*. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 8. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6674-24984-2-PB.PDF