Uso de metodologia ativa para o ensino de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio+*
Palavras-chave:
Nanotecnologia, Nanociencia, Metodologia ativa, Modernidade Liquida.Resumo
A Nanociência e Nanotecnologia são o estudo e aplicação da matéria em escala muito pequena, equivalente a um bilionésimo do metro. Com as descobertas da física quântica no século XX muitas áreas novas do conhecimento ganharam espaço de estudo. O desenvolvimento e aplicações dessas novas áreas da ciência foram muito importantes para a economia global, pois, houve uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas. Evidenciando a importância da Nanotecnologia e Nanociência para a sociedade, este trabalho tem como proposta fazer uso de metodologia ativa para investigar e inferir o tema em turmas de ensino médio, para isso foi construído uma cartilha e aplicado em turmas de uma escola estadual no município de Ji-Paraná/RO. Utilizando-se do método qualitativo, foi feito uma análise do conhecimento prévio dos envolvidos no início da pesquisa e no final foi entregue um questionário com proposta de realizar um estudo comparativo do conhecimento adquirido durante a aplicação da pesquisa. Como proposta de método de ensino foi empregado a chamada metodologia ativa, considerando que nos últimos anos tem crescido o número de teóricos que defendem essas metodologias como boas alternativas para a melhoria do ensinoReferências
YAWSON, KUZMA,. 2010. Systems mapping pf
consumer acceptance of agrifood
nanotechnology. Journal od consumer policy,
(4), 299-322.
MARTINS, JORGE SANTOS. O trabalho com
projetos de pesquisa: do Ensino fundamental ao
Ensino médio. 5 ed. Campinas, SP. Papirus, 2007.
TERRAZAN, E.A,. A inserção da física moderna
e contemporânea no ensino de física na escola de
º grau. Caderno catarinense de Ensino de física,
Florianópolis, v.9, n.3: pag 209-214, dez.1992.
BRASIL. Paramentros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos: Física. Brasília:
MECSEF, 1998. BRASIL.
GODOY, Arlida Schmidt, Introdução a pesquisa
qualitativa e suas possibilidades. Rev. adm.
Empress. [online]. 1995, vol 35, pp. 57-63. ISSN
-7590.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciencias
humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.
FLINK, U. Desenho da pesquisa qualitativa.
Porto alegre: Artmed, 2009.
DUARTE. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre
o trabalho de campo. Caderno de pesquisa, n.115,
p. 139-154, março/2002.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Tradução
de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro
da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora
Forense, 1970
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).