Proporcionando o conhecimento dos princípios físicos associados ao funcionamento de equipamentos construídos a partir de descobertas da física moderna por meio de infográficos

Autores

  • Daniela Fontana Almenara Universidade Federal de Rondônia /MNPEF/ E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Fernanda Anacleto E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Gabriela Leticia Kegler E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Carlos Mergulhão Júnior Universidade Federal de Rondônia/DEFIJI/MNPEF-P05

Palavras-chave:

Física Moderna, Metodologias ativas, infográficos, canva

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir  a aplicação de uma sequência didática, apoiada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, complementada com a teoria sociointeracionista de Vygotsky na qual, por meio de metodologias ativas e utilizando tecnologias digitais promoveu-se o conhecimento e a compreensão de equipamentos que foram construídos a partir de descobertas da Física Moderna e Contemporânea. Para isso utilizou-se a metodologia de rotação por estações, os estudantes produziram pesquisas, selecionaram dados e imagens pertinentes e construíram infográficos utilizando a mídia Canva. A observação das interações durante a rotação por estações e produções dos infográficos, bem como a análise da qualidade dos mesmos revelou indícios de uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Fontana Almenara, Universidade Federal de Rondônia /MNPEF/ E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-p05, Universidade Federal de Rondônia e docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira

Carlos Mergulhão Júnior, Universidade Federal de Rondônia/DEFIJI/MNPEF-P05

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente sou professor permanente (nível Titular) lotado no Departamento de Física de Ji-Paraná (DEFIJI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possuo experiência na área de Física Teórica e na área de Ensino de Física voltado para formação de professores, atuando principalmente no seguinte tema: uso de novas metodologias no ensino de Física. Tenho atuado como professor de nível superior desde o ano de 2000. Pertenço ao quadro funcional como docente de nível superior da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde o ano de 2002. Atualmente, além das atividades como docente e pesquisador, estou coordenando a execução no polo de Ji-Paraná de um curso de mestrado profissional em ensino de física que faz parte do programa MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) aprovado pela CAPES em 2013. Além disto, neste curso de mestrado, que já está em andamento no Campus de Ji-Paraná desde 2013, tambem estou atuando como docente e como orientador. 

Referências

BRASIL, PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

D. M. VIANNA e R. S. GERBASSI F. F. OLIVEIRA, Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29.

D. P. AUSUBEL, Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003, vol. 1.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

L. S. VIGOTSKY, Construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

E FOFONCA, G. da S. BRITO, M. ESTEVAN, e N. P. V. CAMAS, Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: IFPR, 2018, vol. 2.

T. TEIXEIRA, Infografia e Jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.

D. A. CALEGARI e A. M. PERFEITO, Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 291-307, jan./jun. 2013.

R. CAIXETA, A arte de informar. (Associação Brasileira de Imprensa). Disponível em: www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=556.

L. BACICH, A. T. NETO e F. D. M. TREVISANI. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

L. M. SCAGLIONI e C. M. CAMILLO, "Infográficos e Livros Digitais como Recursos no Contexto Escolar," Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, vol. 5, 2017. Disponível em <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6661/4059> Acesso em: 01 set 2019.

A. ZABALA, A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

J. MORAN, Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

M. A. MOREIRA, A teoria da aprendizagem significativa es sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.

F. OSTERMANN, Tópicos de física contemporânea em escolas de nível Médio e na formação de professores de física. 1999. 175 p. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

E. A. TERRAZZAN, A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 9, no. 3, pp. 209-214, 1992.

Downloads

Publicado

05/11/2021

Como Citar

Almenara, D. F., Anacleto, F., Kegler, G. L., & Júnior, C. M. (2021). Proporcionando o conhecimento dos princípios físicos associados ao funcionamento de equipamentos construídos a partir de descobertas da física moderna por meio de infográficos. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 6. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/5816

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)