Tecnologia digital no ensino de Física e Ciências: uma rápida verificação sobre o tempo de uso de smartphones por alunos do Ensino Médio rondoniense

Autores

  • Prof. Dr. Quesle da Silva Martins UNIR/DAF, CJP https://orcid.org/0000-0002-1315-2164
  • Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillho UNIR/DAF, CJP https://orcid.org/0000-0003-3787-5364
  • Prof. Esp. Asef Ribas UNIR/DAF, CJP
  • Grad. Aser Ribas UNIR/DAF, CJP
  • Est. Roberta Cristina Lima dos Santos UNIR/DAF, CJP
  • Prof. Grad. Jonatas Schweigert Escola Tiradentes Polícia Militar, Guajará - Mirim - RO/ MNPEF-FURG-RS

Resumo

Resumo - A pesquisa trata-se de um estudo de caso, que investiga o tempo de uso de smartphones por parte de estudantes do Ensino Médio rondoniense com o objetivo de diagnosticar qual a importância empreendida quando este, é utilizado como ferramenta didática no estudo de Física e Ciências. A coleta de informações foi por meio de questionário on-line. Os resultados mostram que grande parte dos alunos ficam de 2 a 5 horas ou mais, conectados em redes sociais, e até 2 horas diárias com conteúdo escolar. A maioria dos respondentes, já realizam atividades de Física e Ciências pelos smartphones ou receberam incentivo sobre seu uso de forma pedagógica, além de concordarem que o aparelho é uma boa ferramenta no apoio aos estudos. Resultados deste trabalho apontam boa correspondência com dados da pesquisa TIC Educação 2021, que serviu como parâmetro para as questões analisadas.

 

Palavras-chaves: TDIC, Ensino de Física e Ciências, Celular, Tempo de uso, Ferramenta de apoio.

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Biografia do Autor

Prof. Dr. Quesle da Silva Martins, UNIR/DAF, CJP

Doutor e Mestre em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Física da Matéria Condensada com ênfase em espectroscopia vibracional Raman, FTIR e teoria do magnetismo. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisador no campo da Física experimental, caracterização de materiais com aplicação de espectroscopia Vibracional no visível (Raman e FTIR) e no âmbito teórico em simulações no método Teoria do Funcional de Densidade - DFT, com aplicações em sistemas moleculares livres. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão junto aos grupos de pesquisa: Física Experimental e Aplicada (DAF-PVH), Estrutura da Matéria e Física Computacional (DAF-JP), Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia - CAR e junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). Docente em Departamento Acadêmico de Física em Ji-Paraná - RO, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Chefe do Departamento Acadêmico de Física, Portaria 655/2023/GR/UNIR.

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Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillho, UNIR/DAF, CJP

Licenciado e Bacharelado em Física pela UNI (Universidad Nacional de Ingenieria) e Doutor em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Possuo experiência no estudo de Filmes Finos Nanoestruturados produzidos em diferentes métodos aplicáveis da Técnica Sputtering. Experiente também na caracterização e analise das propriedades físicas em superfície dos Filmes Finos para aplicações Tribologicas, Eletroquímicas e Microeletrônica. Desde 2009 até o presente sou professor da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), atuando na formação de alunos nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e atuando nas área de instrumentação Científica e Ensino de Física na formação de professores.

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Prof. Esp. Asef Ribas, UNIR/DAF, CJP

Professor de Física e Matemática na Smart Start. Atual bolsista Residência Pedagógica - CAPES. Membro do grupo de pesquisa: Estrutura da Matéria e Física Computacional. Atuou como bolsista FAPERO PIBIC/PIBIT ciclo (2022-2023) estudo voltado para Cálculos ab-initio via método DFT: análise espectral vibracional e conformacional de ácidos graxos. Exerceu a função de bolsista CNPq (2021-2022) - Iniciação Científica, estudo voltado para uso da Espectroscopia Raman; Infravermelho e Cálculo Ab Initio, com vigência de doze (12) meses. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por dezoito (18) meses.Graduando em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - (UNIR), Especialização em MATEMÁTICA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil, possuo graduação em Tecnólogo Logística pela Universidade do Norte do Paraná - (UNOPAR), sou especializado em Gestão de Logística e Operações pelo Instituto Brasileiro de Formação - (IBF).

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Grad. Aser Ribas, UNIR/DAF, CJP

Graduação em andamento em Licenciatura em Física.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil. Ensino Médio (2º grau). Escola Marcos Bispo da Silva, MBS, Brasil.

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Est. Roberta Cristina Lima dos Santos, UNIR/DAF, CJP

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física, De´partamento de Física, Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná-RO-Brasil.

Prof. Grad. Jonatas Schweigert, Escola Tiradentes Polícia Militar, Guajará - Mirim - RO/ MNPEF-FURG-RS

Mestrado em andamento em Física.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Graduação em Física. Universidade Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná, UNIR, Brasil.
Ensino Médio (2º grau). I.E.E. MARECHAL RONDON, IEEMR, Brasil.  http://lattes.cnpq.br/4602268821521535

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Publicado

26/05/2024

Como Citar

da Silva Martins, Q., Viana Figueroa Cadillho, R., Ribas, A., Ribas, A., Cristina Lima dos Santos, R., & Schweigert, J. (2024). Tecnologia digital no ensino de Física e Ciências: uma rápida verificação sobre o tempo de uso de smartphones por alunos do Ensino Médio rondoniense. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 1–5. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/8021

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