TRABALHO E FUTURO PARA OS ASSENTADOS DO PA MARGARIDA ALVES EM NOVA UNIÃO - RO: CONTINUIDADES E RUPTURAS PELA ÓTICA DO PROGRAMA DURAMAZ
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v3i2.1725Resumo
O Estado de Rondônia é marcadamente conhecido por sua história de lutas pelo direito à terra e pelas diversas mutações ocorridas em seu território ao longo das últimas décadas do século vinte. O Assentamento Margarida Alves encontra-se no município de Nova União e, desde 1996, ano de sua criação busca por autonomia e pela cristalização de práticas sustentáveis de desenvolvimento. Entre julho e setembro de 2013 foi realizado no Assentamento um trabalho de campo do Programa DURAMAZ2 do Instituto de Estudos Avançados da América latina (IHEAL) ligado à Universidade Paris 3 (Sorbonne Nouvelle) na França, para entre outras atividades conhecer o que se produz e como se produz dentro assentamento buscando um entendimento sobre as perspectivas de futuro dos assentados. Através de trabalho de campo foram levantados dados que são aqui, parcialmente apresentados sobre a realidade de luta e desejo de permanência na terra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).