DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE MANACAPURU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7313

Resumo

O presente trabalho de pesquisa teve como finalidade diagnosticar o saneamento básico na área urbana da cidade de Manacapuru - AM, no propósito de contribuir para melhorias no acesso à água potável, das redes de esgoto, drenagem pluvial e no sistema de manejo e armazenamento de resíduos sólidos e limpeza urbana. Foram analisadas as Leis 11.443/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento e 14.026/ 2020 que atualiza o novo marco do saneamento básico e prevê que a coleta de esgoto para 90% da população e o fornecimento de água potável para 99% da população seja realidade até o fim de 2033. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi de natureza qualitativa, e tipologias definidas como: descritiva e exploratória, onde foram descritos fatos e fenômenos da realidade. Quanto à coleta de dados, foram por meio de pesquisas bibliográficas, observações, levantamento de campo, além de registros fotográficos. No desenvolvimento da pesquisa estão apresentados os pilares do saneamento básico, como ocorre o abastecimento e acesso à água potável, a descrição sobre o funcionamento das redes de esgoto, informações acerca do manejo e drenagem das águas pluviais, bem como, conhecimentos sobre o processo de armazenamento e manejo dos resíduos sólidos na cidade de Manacapuru – AM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelma da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Chefe de gabinete - Câmara Municipal de Manacapuru em (2016) e atualmente, cursa: Técnico em Serviços Jurídicos - Centro Educacional Tecnológico do Amazonas - CETAM

Carlossandro Carvalho de Albuquerque, Universidade Estadual do Amazonas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Mestrado na área de Ciêrcias Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia UFAM (2003). Especialização em Engenharia Ambiental - UFAM (1998). Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1997). Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Experiência profissional na área de Geografia, Meio Ambiente, Recurso Hídrico e Turismo. Vice Coordenador do Mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atua no ensino superior e pesquisa no curso de mestrado e graduação em geografia, recursos hídricos, meio ambiente e turismo.

Downloads

Publicado

30/04/2023