PERCEPÇÃO CLIMÁTICA HISTÓRICA E CONFORTO TÉRMICO EM POPULAÇÃO IDOSA EM MANACAPURU/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7321

Resumo

As cidades são espaços de constante transformação, e os movimentos na configuração urbana interferem na dinâmica do clima urbano e consequentemente na percepção dos que habitam nesses espaços ao longo do tempo. Pesquisas atuais mostram que cidades de pequeno e médio porte já possuem características de desregulações climáticas que podem ser vivenciadas pelos habitantes, especialmente a população idosa que reside há muito tempo em determinado local. Logo, o objetivo central desta pesquisa é analisar a percepção climática e conforto térmico da população idosa da zona urbana do município de Manacapuru – AM. E ainda, comparar a percepção climática dos entrevistados através do tempo; investigar o estado de vulnerabilidade social da população entrevistada; caracterizar o uso e cobertura da terra na zona urbana a fim de identificar possível influência no conforto térmico e qualidade de vida. Para alcançar este resultado, foi utilizado em predominância o método Empírico-Analítico, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa, com o propósito de compreender as características climáticas de forma aprofundada, e também, aplicação de índice de conforto térmico juntamente com aplicação de questionários com a população idosa. Desse modo, os resultados revelaram que os índices de conforto térmico por si só não dão cabo de caracterizar o conforto térmico, de modo que a amostra a partir dos idosos confirmou desconforto térmico não apenas do momento, mas crescente através das décadas, despertando a reflexão para além de fatores naturais, mas também sociais, estruturais e de planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kemyla de Oliveira França Andrade, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Especialista em Geografias da Amazônia Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Atualmente mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas/PPGEOG-UFAM. Possui pesquisas voltadas a climatologia geográfica, educação, clima urbano, planejamento urbano.

Valdir Soares de Andrade Filho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutor em Clima e Ambiente, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/UEA). Mestre em Clima e Ambiente (INPA/UEA). Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Possui experiência em Geografia Física, atuando principalmente na área de Climatologia Geográfica.

Downloads

Publicado

30/04/2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)