CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA IDENTIFICAR ÁREAS DE RISCO EM MANAUS-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7325

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar, através de uma revisão bibliográfica, trabalhos realizados referente às áreas de risco na cidade de Manaus-AM, tendo em vista as recorrentes situações de alerta na cidade a respeito desta vulnerabilidade. Desta forma, houve a necessidade de organizar trabalhos que tratem da mesma temática de áreas de risco abrangendo inundações, processos erosivos e deslizamentos na intenção de oferecer uma melhor acurácia dos trabalhos publicados e indicar os pontos que mais vulneráveis ao risco e suas causas. Para isso, a metodologia seguiu bases da pesquisa bibliográfica buscando análise das diversas posições sobre a mesma temática, assim, o objetivo principal desta pesquisa é a revisão bibliográfica dos resultados de estudos que contribuíram para identificação das áreas de risco em Manaus, sendo os específicos a) agrupar por resultado os tipos de riscos e b) elaborar mapa temático das áreas de risco de Manaus a partir dos resultados das pesquisas. Um dos resultados é que a zona leste é a mais afetada dentre os processos de áreas de risco e com o maior número de casos registrados, além da Bacia Hidrográfica do Mindu ser a mais relatada nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Figueira Santana, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021); realiza mestrado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com ênfase na linha Domínios da Natureza e especialização na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com ênfase em Geografia Física. Tem experiência na área de Geomorfologia urbana, atuando principalmente em áreas de risco e vulnerabilidade socioambiental. 

Neliane de Sousa Alves, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987), Mestre em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1992) e Doutora em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Fluvial, Riscos Geológicos, Geomorfológicos e Hidrológicos, Estudos de Bacias Hidrográficas.

Downloads

Publicado

30/04/2023