DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7332Resumo
A presente pesquisa abordou as perspectivas e os desafios do ensino da Geografia com o Novo Ensino Médio. Pela BNCC, o Novo Ensino Médio, o componente curricular Geografia foi extinto, tendo seu conteúdo integrado às Áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Diante dessa realidade, a Geografia, enquanto ciência autônoma, passou a ser integrada à história, filosofia e sociologia. Desta maneira, quais percursos a Geografia segue no ensino médio, considerando as atuais concepções do ensino e aprendizagem que fazem-se necessárias para que o indivíduo possa desenvolver seu nível de conhecimento, concebendo suas próprias reflexões e concepções do espaço geográfico e as relações políticas e econômicas que nele se estabelecem, posto que ela não é mais uma disciplina obrigatória? Nesse sentido, utilizou-se como referencial teórico-analítico a legislação, incluindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, que forneceram suporte ao desenvolvimento da pesquisa. O objetivo consistiu em analisar os desafios e perspectivas do ensino de Geografia na contemporaneidade no Novo Ensino Médio, bem como compreender o ensino de Geografia no contexto da BNCC; caracterizar o ensino de Geografia no Novo Ensino Médio; analisar a evolução da Geografia enquanto conhecimento e disciplina no Ensino Médio. A metodologia utilizada para obter as informações apresentadas nesse cenário foi a partir de pesquisas documentais, como resultados emerge uma grande necessidade de se trabalhar de maneira interdisciplinar e transversal como possibilidade de produção e adequação do espaço e da natureza. Faz-se necessário a formação continuada dos docentes como forma de garantir o aprendizado de Geografia mais eficiente e significativa.
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Copyright (c) 2023 Marilene Souza de Oliveira de Lima, Dra. Alcirene Maria da Silva Cursino
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