DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7332

Resumo

A presente pesquisa abordou as perspectivas e os desafios do ensino da Geografia com o Novo Ensino Médio. Pela BNCC, o Novo Ensino Médio, o componente curricular Geografia foi extinto, tendo seu conteúdo integrado às Áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Diante dessa realidade, a Geografia, enquanto ciência autônoma, passou a ser integrada à história, filosofia e sociologia. Desta maneira, quais percursos a Geografia segue no ensino médio, considerando as atuais concepções do ensino e aprendizagem que fazem-se necessárias para que o indivíduo possa desenvolver seu nível de conhecimento, concebendo suas próprias reflexões e concepções do espaço geográfico e as relações políticas e econômicas que nele se estabelecem, posto que ela não é mais uma disciplina obrigatória? Nesse sentido, utilizou-se como referencial teórico-analítico a legislação, incluindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, que forneceram suporte ao desenvolvimento da pesquisa. O objetivo consistiu em analisar os desafios e perspectivas do ensino de Geografia na contemporaneidade no Novo Ensino Médio, bem como compreender o ensino de Geografia no contexto da BNCC; caracterizar o ensino de Geografia no Novo Ensino Médio;  analisar a evolução da Geografia enquanto conhecimento e disciplina no Ensino Médio. A metodologia utilizada para obter as informações apresentadas nesse cenário foi a partir de pesquisas documentais, como resultados emerge uma grande necessidade de se trabalhar de maneira interdisciplinar e transversal como possibilidade de produção e adequação do espaço e da natureza. Faz-se necessário a formação continuada dos docentes como forma de garantir o aprendizado de Geografia mais eficiente e significativa.

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Biografia do Autor

Marilene Souza de Oliveira de Lima, Universide do Estado do Amaznas

Educadora Infantil atua no aperfeiçoamento da Leitura, Aprendizagem e Alfabetização. Criadora do Projeto Descobrindo a Amazônia através da Leitura com os temas Desmatamento e Preservação da Amazônia. Tem interesse em pesquisas vinculadas à Educação Especial e Inclusiva, Violência de Gênero, Violência Infantil, Tecnologias, Políticas Públicas para Educação.

Alcirene Maria da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - área de concentração Política e Gestão Ambiental - pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da Universidade do Estado do Amazonas, com experiência em docência, gestão, consultoria em avaliação de sistemas institucionais e educacionais, Na área técnica em planejamento, planos e programas educacionais, qualidade e Meio Ambiente.

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Publicado

30/04/2023