Neste artigo buscou-se identificar as demandas por serviços e ações no âmbito da gestão de recursos hídricos a partir da percepção dos presidentes dos comitês de bacia no estado do Rio Grande do Sul. O procedimento metodológico adotado foi a realização de um questionário, via formulário eletrônico enviado para todos os presidentes de comitês. Foram abordados temas como principais ações e dificuldades, fontes de apoio técnico e de recursos, representatividade, representação, modelo de como a futura agência deveria ser, entre outros. Observou-se poucos respondentes, 10 num universo de 25 comitês. Pontua-se que as principais considerações: a lacuna de suporte nas funções de secretaria executiva aos comitês; a principal fonte de recursos financeiros é Fundo Estadual e de apoio técnico é o órgão gestor estadual; as dificuldades em relação aos planos de bacia e a demanda por serviços administrativos e serviços logísticos. Além disso, quanto à estrutura de apoio, notou-se uma divisão na percepção dos respondentes em ser uma entidade pública ou privada e se deveria ser uma estrutura por bacia ou uma para cada região.