QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7785

Resumo

A presença de recursos tecnológicos tem se tornado uma realidade nas instituições de ensino público e privada em seus diferentes níveis (Educação Básica e Ensino Superior). Tecnologias como impressão 3D, corte a laser, realidade virtual, robótica e linguagem de programação e a própria Cartografia digital têm sido incorporadas às práticas pedagógicas. Entretanto, desafios emergem: a capacitação dos professores para o manuseio dessas ferramentas, a integração dos conteúdos disciplinares com as tecnologias. Contata-se por exemplo, que a carga horária de trabalho excessiva dos educadores limita a sua atuação e o uso recursos variados, uma vez que isso demanda tempo e preparo das aulas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização da impressora 3D na prototipagem de bacias hidrográficas de um município da região oeste do Estado do Paraná a partir de dados de sensoriamento remoto – Modelo Digital de Elevação da Shuttle Radar Topography Mission, servindo como um modelo didático para ser utilizado no ensino de Geografia ao abordar esta temática nas aulas. O material 3D impresso tem sido aplicado em ações de extensão, em que os professores e alunos interagem com o recurso didático, como um teste prévio do público que tem contato com esse recurso, para adiante ser inserido em sala de aula. Os primeiros resultados indicam uma resposta satisfatória no que tange ao entendimento desse recurso, sua função e representação. Contudo, pontua-se que ainda seguem as validações desses protótipos, sendo necessário ampliar a testagem desses recursos para validar plenamente os benefícios didáticos e pedagógicos do uso da impressão 3D e do MDE na compreensão do conceito de bacias hidrográficas.

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Biografia do Autor

Ericson Hayakawa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, no curso de Graduação em Licenciatura em Geografia e no programa de pós-graduação (Mestrado) em Geografia. Também é docente no programa de pós-graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua - UTF-PR - Campus de Campo Mourão. 

Anderson Alves Baltazar , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Salete Alves Baltazar , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste 

Mateus Marchesan Pires , Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste

Doutor, Colegiado de Geografia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste

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Publicado

03/05/2024