O NOVO ENSINO MÉDIO: EDUCAÇÃO, TRABALHO E TERRITÓRIO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i2.7853Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a implementação do Novo Ensino Médio e suas interconexões com o trabalho e território na formação profissional da juventude amazônica. Trata-se de um ensaio teórico que busca problematizar a Lei 13.415/2017, que centraliza a educação na preparação do estudante para o mercado de trabalho. Ao discutir propostas educacionais para a Amazônia, é importante compreender que em termo de capital e trabalho a sociabilidade nessa região é menos homogênea, devido à existência de uma multiplicidade de territórios formados por comunidades tradicionais, povos originários e camponeses, os quais não se integram da mesma maneira ao sistema de produção capitalista, se comparados a outras regiões do país, nem os recursos naturais essenciais para a sobrevivência dessas comunidades. O artigo adota uma abordagem bibliográfica e documental, discute as categorias de análise: juventude, trabalho e território, com enfoque nos interesses dos estudantes que habitam as diversas territorialidades amazônicas, cada uma com características únicas.
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