O NOVO ENSINO MÉDIO: EDUCAÇÃO, TRABALHO E TERRITÓRIO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i2.7853

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a implementação do Novo Ensino Médio e suas interconexões com o trabalho e território na formação profissional da juventude amazônica. Trata-se de um ensaio teórico que busca problematizar a Lei 13.415/2017, que centraliza a educação na preparação do estudante para o mercado de trabalho. Ao discutir propostas educacionais para a Amazônia, é importante compreender que em termo de capital e trabalho a sociabilidade nessa região é menos homogênea, devido à existência de uma multiplicidade de territórios formados por comunidades tradicionais, povos originários e camponeses, os quais não se integram da mesma maneira ao sistema de produção capitalista, se comparados a outras regiões do país, nem os recursos naturais essenciais para a sobrevivência dessas comunidades. O artigo adota uma abordagem bibliográfica e documental, discute as categorias de análise: juventude, trabalho e território, com enfoque nos interesses dos estudantes que habitam as diversas territorialidades amazônicas, cada uma com características únicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Pereira Suave, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2019). Especialista em Gestão Escolar e Processamentos das Informações Geográficas na Gestão Ambiental. Pertence ao Grupo de Estudo Trabalho e Educação, cuja proposta é identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Professora de Geografia e Gestora Escolar da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação Seduc/ RO.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Política e doutorado em Educação. Atualmente, é professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atuando nos cursos de Pedagogia e Sociologia, além de orientar alunos nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Concentra principalmente na interseção entre Educação e Trabalho, com foco em temas como educação e trabalho, juventude, identidade profissional, experiências de desemprego juvenil, práticas educativas e saúde do trabalhador docente. Tem experiência como técnica de atividades especiais no Sistema Nacional de Emprego (SINE/SC) e estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na Espanha.

                                                                                                                          

Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale de Itajaí

Mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, é atualmente titular na Universidade do Vale de Itajaí, lecionando em Pedagogia, mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas e mestrado/doutorado em Educação. Especialista em Sociologia da Infância, Juventude e Políticas Públicas de Gênero, coordenou projetos de extensão relevantes, como o "Programa de Formação em Cidadania Infanto-juvenil" e o "Observatório de Políticas Públicas". Participa ativamente de grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e é membro da Rede Internacional RED HILA desde 2014, coordenando um grupo de pesquisa sobre Sociologia da Infância, Relações de Gênero e Políticas Públicas desde 2006. Além disso, representa a universidade no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Itajaí.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Identidades juvenis: estudo, trabalho e conjugalidade em trajetórias reversíveis. In: NOVAES, Regina et al. Agenda Juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. Rio de Janeiro: Unirio, 2018. p. 19-60.

BALL, SJ, Junemann, C., & SANTORI, D. (2017). Edu.net: Globalização e Política de Educação Mobilidade. Taylor & Francisco

BRASIL. Medida Provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016. Institui a política de fomento. Diário Oficial da União, edição extra nº 184-A, Brasília, 23 set. 2016.

Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: janeiro 2024.

BRASIL. Medida Provisória MPV 746/2016. Brasília, 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em: 18 de janeiro 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: dezembro de 2023.

BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Os sentidos da presença dos jovens no ensino médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 35, n. 129, p. 12, 2014.

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Souza. Educação e Realidade amazônica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.

COSTA SILVA, R.; LIMA, L. A. P.; CONCEIÇÃO, F. S. Territórios em disputas na Amazônia brasileira: ribeirinhos e camponeses frente as hidrelétricas e ao agronegócio. Revista Franco Brasileira de Geografia, [s. l.], n. 36, 2018.

COSTA SILVA, R.; NEVES, J. G. Território, Direitos Humanos e Educação do/no Campo na Amazônia. Rev. Educ. Públ., Cuiabá, v. 27, n. 65, p. 635-655, maio/ago. 2018.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, C. Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: EdUFMG, 2014.

FERRETI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro. Reforma do Ensino: o médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016. Estado, Currículo e Disputas por hegemonia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, abr./jun. 2017

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 748-759.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GONZÁLEZ, A. G. G. Bases conceituais da teoria histórico-cultural: implicações nas práticas pedagógicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2012.

GOMES, M. P.; DUARTE, A. J. Desigualdade Social e o Direito à educação no Brasil: Reflexões a Partir da Reforma do Ensino Médio. Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 16-31, jan./abr. 2019.

GROPPO, Luis Antonio. A. Juventude: ensaios sobre a sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

GROPPO, Luís Antonio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do COGEIME, [s. l.], v. 13, n. 25, p. 9-22, 2004.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LAGOA, M. I. A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário - conservador na política educacional brasileira. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, v. 19, p. 1- 14, mar. 2019.

MELUCCI, A. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. Ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.

PERONI, Vera Maria Vidal. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Revista Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2018.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

RAITZ, Tânia Regina. Jovens, trabalho e educação: rede de significados dos processos identitários na Ilha de Santa Catarina (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação em Educação – FACED, Porto Alegre, 2003.

RAYMUNDO, Gislene. M. C.; RAITZ, Tania. Regina.; GESSER, Verônica. Juventude em foco: a diversidade no perfil dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade Disponível em: https://homologacao.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9380. Acesso em: 3 de janeiro de 2024

SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro. Educação e desenvolvimento (in)sustentável da Amazônia brasileira. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. (Educação, tecnologias e transdisciplinaridade).

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos, Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SPOSITO, Marilia Pontes; SOUZA, Raquel; SILVA, Fernanda Arantes. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 44, 2018.

SOUZA, Celina. Introdução Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.

VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia Regina; GARANHANI, Marynelma Camargo. Experiências de inserção profissional na construção de identidades profissionais de formandos em Educação Física. Boletim Técnico do Senac, [s. l.], v. 46, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

07/06/2024

Edição

Seção

Artigos